Lar de idosos na Póvoa de Santarém com 30 infectados pela Covid-19

24 utentes e seis funcionários do Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã estão infectados pela Covid-19, após ter sido conhecido o resultado dos testes esta terça-feira, 25 de Agosto.

O Correio do Ribatejo apurou junto da direcção do lar de idosos, que os utentes infectados estiveram assintomáticos até ao dia de ontem e hoje começaram a manifestar os primeiros sintomas da doença, estando isolados dos restantes utentes que deram negativo à infecção. Os seis funcionários infectados estão em isolamento profilático nas suas residências.

A situação foi conhecida após uma médica que presta serviço no Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã ter dado positivo à Covid-19, no passado sábado, 22 de Agosto, levando depois à realização de testes a todos os 60 utentes e funcionários do espaço. Os resultados foram conhecidos hoje.

PUBLICIDADE

A Protecção Civil de Santarém está a preparar uma operação para evacuar os idosos, de forma a que aquele espaço seja desinfectado pelas autoridades.

José Guilherme, coordenador da proteção civil municipal, adiantou à Lusa que o lar foi visitado hoje de manhã por uma equipa multidisciplinar e que se vão iniciar de imediato os procedimentos para a evacuação do edifício e a sua posterior descontaminação, cabendo ao Centro Distrital de Segurança Social indicar os locais para onde serão levados, em separado, os utentes que testaram positivo e os que tiveram resultado negativo, conforme estabelece o plano elaborado a nível distrital.

O concelho de Santarém tinha até o dia de ontem registados 242 casos confirmados de Covid-19, estando 10 deles activos e 220 já recuperaram da doença. O concelho regista ainda 12 óbitos.

Portugal regista mais quatro mortes relacionadas com a covid-19 e 192 novos casos confirmados de infecção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.   

De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje, registaram-se 55.912 casos de infecção e 1.805 mortes. A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou mais novos casos nas últimas 24 horas, com 116 infecções confirmadas, contabilizando 28.932 casos.  

(Em actualização)

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS