O livro “Mãe, fala para o ouvido bom…” da autoria de Susana Branco, foi apresentado a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, na Biblioteca Braamcamp Freire, em Santarém, comemorado pelo Conservatório de Música de Santarém, com um ensemble de violinos, piano, canto e uma peça de dança contemporânea do Programa de dança Beatriz Martinho, com direcção artística de Juan Maria Seller, tudo foi delineado a partir da história do livro, com uma forte dimensão intimista.

Os painéis de pintura abstrata inseridos no espaço, como toda a inspiração, foram retirados do livro.

O espectáculo começou directamente na entrada da biblioteca e salas adjacentes, onde os violinistas começaram a tocar e os dançarinos a declamar excertos do livro e a dançar, levando o público para o salão nobre da biblioteca.

A obra conta o percurso da Maria Lilás, uma menina agora já adolescente que aos sete anos de idade lhe foi diagnosticada Surdez Unilateral. Baseado em factos reais e dados clínicos, pretende desdramatizar o problema assim como chamar a atenção tanto para a necessidade do rastreio como para os sinais para possível deteção deste tipo de surdez. Igualmente de como cuidar da audição.

Susana Veiga Branco, também ela a ilustradora da obra, mencionou ainda na apresentação o facto da edição ter “propositadamente uma grande componente artística, com o objectivo de tornar a leitura mais leve e acessível ao olhar. O mesmo com o tipo de escrita, cuidada mas com simplicidade”.

O livro tem um preço acessível e tradução para inglês, fazendo face a um público cada vez mais internacional e abarcando qualquer poder económico, disse ainda a autora, que adicionou o facto da meta ser abarcar o maior número possível de leitores.
“Mãe, fala para o ouvido bom…” contou também com a participação de vários artistas plásticos e médicos.

A vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, esteve presente no lançamento, tendo congratulado a autora pela obra, assim como várias entidades representativas de escolas, instituições e outras autarquias.

António Pinto Correia, médico otorrinolaringologista, participou ainda completando algumas das muitas questões colocadas pela audiência, que se mostrou muito participativa e curiosa acerca do livro.

Seguiu-se uma sessão de autógrafos, sendo que agora o livro se encontra à venda em toda a rede de livrarias do país, Brasil e online.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…