Imagem ilustrativa

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)l registou, entre as 00:00 e as 07:00 de hoje, 22 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria no Algarve e relacionadas com inundações da via pública.

“Apesar da chuva que caiu por vezes com alguma intensidade, foram registadas 22 ocorrências em todo o país, tendo a maioria sido registada no Algarve com 10. Em Lisboa tivemos apenas três”, disse o comandante José Rodrigues.

No que diz respeito à tipologia, José Rodrigues adiantou que foram inundações da via pública, movimentos de massa e queda de estruturas, sem vítimas ou danos de maior.

“Estiveram empenhados nas ocorrências 82 operacionais, com o apoio de 29 veículos”, disse.

Portugal continental está hoje a ser afetado pela depressão Juan com chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além da precipitação, existe também a possibilidade de ocorrerem “trovoadas e rajadas convectivas” até ao final da manhã de hoje.

O IPMA prevê também queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, a partir do início da madrugada de hoje, “e que deverá acumular acima de 1.400/1.600 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para os 1.200/1.400 metros”.

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento “no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 70 km/h.

O IPMA emitiu aviso amarelo de precipitação e queda de neve.

Os distritos de Évora, Castelo Branco, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo até às 12:00 e Lisboa e Leiria até às 09:00 de hoje.

Guarda e de Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo por causa da queda de neve até às 12:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Lares começam vacinação em Janeiro, mas só aqueles sem surtos activos

A ministra da Saúde disse que está previsto começar a vacinação covid-19…

Desacatos entre familiares acaba com homem detido por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve um homem de 50 anos por suspeita de tráfico…
Foto de arquivo

Rui Marques Leitão eleito “Personalidade do Ano” nos “Colmo 2022 Teqball Awards”

Atletas e árbitros que marcaram presença no CNTeq22 votaram para escolher os…

Criança cai em poço de 10 metros nos Cortiçóis

Uma criança com 10 anos sofreu ferimentos graves após ter caído num…