O presidente da Câmara Municipal de Santarém desmentiu, “categoricamente”, na última sessão da Assembleia Municipal, realizada na passada sexta-feira, que é intenção da autarquia transformar o Mercado Municipal “num “Continente””.

O autarca respondia a algumas interpelações sobre o andamento da obra, colocadas pela oposição, tendo considerado “um disparate” que se esteja a “difundir a ideia falsa” de que o município queira transformar o edifício num supermercado.

“Santarém não vai ficar parada no tempo como alguns desejam. Santarém vai crescer. A requalificação do mercado era falada há pelo menos duas décadas. Nós fazemos. E fazemos sem nos desviar um milímetro daquilo que oportunamente fomos divulgando. O Mercado será um espaço de turismo, de cultura, de encontros e de afectos e não vai ser alienado, a que título for, a qualquer supermercado”, garantiu Ricardo Gonçalves, assegurando, igualmente, que os azulejos do Mercado de Cassiano Branco (os 55 painéis de azulejos com imagens do património e monumentos da cidade e representações de trabalhos agrícolas) estão “devidamente salvaguardados”.

Ricardo Gonçalves reafirmou, contudo, que é intenção da autarquia a concessão da gestão do espaço a um privado, mediante concurso público e fez saber que foram feitos contactos com várias empresas que exploram mercados similares noutras cidades.

O autarca quer “um mercado dinâmico, que não feche às três da tarde”, reafirmando que “todos poderão concorrer em pé de igualdade”.

O mercado municipal de Santarém, um edifício de 1930 classificado como imóvel de interesse público, está a ser ser alvo de uma intervenção superior a 2 milhões de euros para concretização de um projecto do arquitecto Henriques Durão.

A intervenção proposta para o mercado procura aliar o restauro do edifício a uma leitura actual do contexto urbano em que se insere.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…