Os motoristas da rodoviárias do Oeste, Lis e Tejo voltam a entrar em greve entre as 03:00 de 3 de Janeiro e as 03:00 de 5 de Janeiro.

O protesto dos trabalhadores da empresa prende-se com os horários de trabalho, aumentos salariais e as “situações discriminatórias” relativas a diferenças laborais e salariais entre trabalhadores, por serem abrangidos por duas convenções de trabalho diferentes.

Em comunicado a empresa já pediu desculpa aos utentes pelo incomodo que possa vir a ser causado no serviço. As perturbações devido à greve devem abranger os concelhos de Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Entroncamento, Mação, Rio Maior, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Recorde-se que esta é a segunda greve convocada pelos funcionários da empresa em menos de dois meses.

Manuel Castelão, da Federação Nacional das Comunicações e Transportes (FECTRANS), salientou que na greve anterior os trabalhadores foram recebidos pela empresa para uma reunião, mas não foi assumido pela entidade patronal “qualquer compromisso” de actualização salarial, voltando a dizer que “qualquer actualização salarial teria de ser feita no âmbito da negociação com a acção patronal do sector”.

“Nesse contexto, foi isso que nós transmitimos aos trabalhadores e os trabalhadores decidiram avançar com nova paralisação para os dias 03 e 04 de Janeiro e também com a recusa ao trabalho em dia de folga a partir da próxima semana”, avançou.

As três transportadoras pertencem ao grupo Barraqueiro e à Transdev (49% de participação cada uma, com os outros 2% a pertencerem à empresa-mãe Rodoviária do Tejo), explicou.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…