Para assinalar o início do ano lectivo de 2022-2023 e o Dia Mundial do Professor o Município de Santarém organizou uma cerimónia de boas vindas aos professores das escolas do Concelho, num evento que teve lugar terça-feira, 4 de Outubro, no Convento de São Francisco.

Nesta cerimónia que contou com a participação de cerca de 400 professores, marcaram presença, Ricardo Gonçalves e João Teixeira Leite, Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), respetivamente, acompanhados por Inês Barroso, Deputada à Assembleia da República e Vânia Horta, Chefe de Divisão da Educação.

Ricardo Gonçalves enalteceu os professores do Concelho desejando que “o próximo ano lectivo seja um ano maravilhoso, desde abril que temos uma delegação de competências ao nível da Educação. Não tão aprofundada, como eu achava que devia ser. Mas tem alguns caminhos que levam ao princípio da subversividade: quem está mais próximo, pode fazer melhor. Nós queremos fazer melhor e em conjunto vamos conseguir.” O Presidente lembrou “a importância dos professores na nossa vida coletiva, são vocês os responsáveis por termos jovens preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro, são vocês que de forma criativa descobrem novos talentos e preparam-nos para o sucesso”.

João Teixeira Leite saudou todos os presentes e deu as boas vindas ao ano lectivo 2022-2023 referindo que “a Educação é uma prioridade, isto é importante para as crianças, mas sobretudo para o nosso Futuro”. O Vice-presidente lembrou a presença do Executivo na cerimónia de entrega de diplomas dos quadros de excelência e de honra, do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, para afirmar que é “importante investirmos nas nossas crianças, nos nossos jovens e nas nossas escolas. É através das escolas que mudamos o Mundo. É importante ver e assistir que as nossas crianças e os nossos jovens têm capacidades extraordinárias”. João Teixeira Leite não tem dúvidas que “o nosso futuro está em boas mãos”, destacando a importante missão dos professores, “que viveram momentos difíceis nos dois últimos anos e que ao longo de décadas têm, de uma forma determinada e empenhada, a capacidade de ultrapassar diversas dificuldades”.

Os professores foram brindados com um jantar volante nos claustros do Convento de São Francisco. Um momento de grande convívio, onde têm oportunidade de conhecerem os colegas das outras escolas e de trocarem ideias e experiências.

Para terminar, deve lugar uma caminhada noturna no Centro Histórico, com visita à Igreja de Marvila, onde Marco Loja, Chefe da Divisão de Cultura e Património da CMS, fez uma retrospetiva histórica do monumento. Seguiu-se uma vista à igreja da Piedade, que contou com animação organista pelo Maestro David Pacetti Correia. A noite terminou com a vista ao Museu Diocesano.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.