O Município da Chamusca esteve representado no Fórum Inovação Social na Região Alentejo, onde se destacou como o maior investidor social da região do Alentejo, com um investimento total no valor de 275.511 mil euros.

O evento organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, decorreu em Évora e teve como objectivo realizar um balanço sobre as perspectivas futuras para a inovação social no Alentejo, bem como apresentar projectos e iniciativas de inovação e empreendedorismo social relevantes.

No Top 5 dos investidores sociais na região do Alentejo ficaram também os Municípios de Beja com 221.206 mil euros, Santarém com 109.221 mil euros, Mértola com 96.222 mil euros e Odemira com 82.264 mil euros.

A iniciativa contou com a presença de Paulo Queimado e Cláudia Moreira, respectivamente presidente, vice-presidente e vereadora com o pelouro da Acção Social da Câmara Municipal da Chamusca, de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial e de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, entre outros municípios e organismos convidados.

De acordo com a Cláudia Moreira, “com 275 mil euros de investimento, conseguimos financiar cerca de um milhão de euros em projetos direcionados para a Inovação Social”, salientando que a Inovação Social é “termos a capacidade de encontrar soluções criativas e diferenciadas para resolver problemas já há muito tempo existentes, tendo em conta a particularidade dos nossos territórios, mas também sempre com a preocupação de gerar impacto social”, frisou.

Enquanto investidor social o Município da Chamusca, assume o compromisso de cofinanciar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) apresentadas por entidades para candidatura a financiamento no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto.

Refira-se que o Município da Chamusca é actualmente investidor social em projectos com vários parceiros sociais, nomeadamente HiveWork Social, Fábrica do Empreendedor, Cantinho Digital, Agita(r)damente, Asas do Tempo, INCLUSIVAMENTE, 10 Mil Vidas, Academia de Líderes UBUNTU e, mais recentemente, o Feliz_MENTE, um projecto pioneiro que visa a prevenção e combate da doença mental. 

Para Cláudia Moreira “Quando se fala em inovação social, fala-se em melhoria da qualidade de vida das nossas pessoas e, portanto, este é um investimento que iremos continuar a fazer.  É um trabalho e um caminho que devemos continuar a percorrer”, referindo que “é gratificante ouvir elogiar todo o trabalho que está a ser feito no nosso Concelho, sabendo sobretudo que ele é dirigido às nossas pessoas e que se traduz numa melhoria da qualidade de vida”. 

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.