Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

Com o intuito de promover a conservação e reabilitação da rede hidrográfica do concelho, o Município de Torres Novas tem em curso o projeto «Guardiões do rio Almonda», visando aperfeiçoar e actualizar conhecimentos e competências para a preservação da bacia do rio Almonda.

Este projecto incluiu já duas acções de formação, com vertente teórico-prática, cujas competências adquiridas irão auxiliar os guardiões no processo de vigilância e manutenção das linhas de água.

Na passada semana, os 8 voluntários apresentaram os seus compromissos pessoais e realizaram uma faxina viva – técnica de engenharia natural com notável eficácia para estabilização das margens, que consiste na elaboração de feixes de estacas vivas de espécies com capacidade de propagação vegetativa, atadas por corda e fixadas ao terreno através de prumos de madeira.

O projecto tem como objectivos promover o acompanhamento voluntário de ecossistemas de água doce; desenvolver competências para a realização de planos de acção de monitorização; conhecer a biodiversidade e os impactos das actividades humanas; e aproximar a comunidade às linhas de água.

Leia também...

Problemas no transporte de doentes urgentes para longe da residência

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje que o problema do…

Município de Ourém propõe metro de superfície para ligar Fátima a Leiria

O Município de Ourém, no distrito de Santarém, aprovou uma proposta de…

NERSANT promove seminários sobre Empresas Familiares em Torres Novas e Santarém

O Protocolo Familiar e o Planeamento da Sucessão e A Profissionalização da…

Projecto “Reabilitar Troço a Troço” passou por Alcanhões

A Câmara de Santarém, em conjunto com a Junta de Alcanhões, organizou…