Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

Com o intuito de promover a conservação e reabilitação da rede hidrográfica do concelho, o Município de Torres Novas tem em curso o projeto «Guardiões do rio Almonda», visando aperfeiçoar e actualizar conhecimentos e competências para a preservação da bacia do rio Almonda.

Este projecto incluiu já duas acções de formação, com vertente teórico-prática, cujas competências adquiridas irão auxiliar os guardiões no processo de vigilância e manutenção das linhas de água.

Na passada semana, os 8 voluntários apresentaram os seus compromissos pessoais e realizaram uma faxina viva – técnica de engenharia natural com notável eficácia para estabilização das margens, que consiste na elaboração de feixes de estacas vivas de espécies com capacidade de propagação vegetativa, atadas por corda e fixadas ao terreno através de prumos de madeira.

O projecto tem como objectivos promover o acompanhamento voluntário de ecossistemas de água doce; desenvolver competências para a realização de planos de acção de monitorização; conhecer a biodiversidade e os impactos das actividades humanas; e aproximar a comunidade às linhas de água.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…