Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

Com o intuito de promover a conservação e reabilitação da rede hidrográfica do concelho, o Município de Torres Novas tem em curso o projeto «Guardiões do rio Almonda», visando aperfeiçoar e actualizar conhecimentos e competências para a preservação da bacia do rio Almonda.

Este projecto incluiu já duas acções de formação, com vertente teórico-prática, cujas competências adquiridas irão auxiliar os guardiões no processo de vigilância e manutenção das linhas de água.

Na passada semana, os 8 voluntários apresentaram os seus compromissos pessoais e realizaram uma faxina viva – técnica de engenharia natural com notável eficácia para estabilização das margens, que consiste na elaboração de feixes de estacas vivas de espécies com capacidade de propagação vegetativa, atadas por corda e fixadas ao terreno através de prumos de madeira.

O projecto tem como objectivos promover o acompanhamento voluntário de ecossistemas de água doce; desenvolver competências para a realização de planos de acção de monitorização; conhecer a biodiversidade e os impactos das actividades humanas; e aproximar a comunidade às linhas de água.

Leia também...

Governo duplica mesas de voto antecipado para responder a aumento de casos de covid-19

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna anunciou hoje que…

Avisos amarelo e laranja devido ao calor em quase todo o território no fim de semana

Quase todo o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo…

Festas de Almeirim são local de encontro, confraternização e amizade

Uma festa de encontros e afectos, das colectividades, da família e dos…

Incêndios: Dois fogos de “grandes dimensões” em Santarém obrigam ao corte da A15

Dois incêndios lavram hoje à tarde na zona de Santarém, mobilizando um…