Município de Torres Novas reforça o apoio aos Bombeiros Voluntários Torrejanos

No dia 05 de Outubro, decorreram as comemorações do 87º Aniversário dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, comunicou o reforço do apoio aos Bombeiros Voluntários Torrejanos, com um incremento constante de técnicos no sector da Protecção Civil. O presidente comunicou também que será proposta a inclusão, nos orçamentos municipais de 2019 e 2020, de um subsídio que suporte as duas novas ambulâncias adquiridas pelos Bombeiros Torrejanos e cuja bênção decorreu no âmbito das comemorações.

Pedro Ferreira manifestou, no seu discurso, um “desejo inesgotável” para continuar a dar resposta às necessidades manifestadas pelos bombeiros e comunicou que o município tem, em fase final de apreciação técnica e jurídica, um regulamento de atribuição de benefícios fiscais à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, visando a atribuição de benefícios como seguro de acidentes pessoais, redução de taxas pela concessão de licenças de construção, apoio jurídico e psicológico, facilidades de acesso aos equipamentos municipais, distinções honoríficas, entre outros benefícios.

O presidente da câmara municipal destacou também a presença, nas comemorações, de uma delegação do Município de Rambouillet (França), com o qual Torres Novas tem uma geminação activa que irá passar pelo estreitamento de relações e laços entre ambas as corporações de bombeiros, estreitamento esse que os dois municípios irão proporcionar.

O Município de Torres Novas comparticipa as obras de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos com quase um milhão de euros: cerca de 902.500 euros (cerca de 70.130 euros pelo projecto suportado a 100 por cento pela câmara, 380 mil eiros pela aquisição do terreno a 100 por cento pela câmara, adquirido por ser indispensável à obra; cerca de 452.400 euros pela comparticipação da câmara em todo valor de adjudicação da obra, para a parte não financiada).

Esperam-se trabalhos a mais, numa previsão de cerca de 50 mil euros.

A sessão solene das comemorações do 87.º aniversário dos Bombeiros Voluntários Torrejanos decorreu no Teatro Virgínia. Para além do presidente da câmara municipal, na mesa de honra marcaram presença os seguintes elementos: Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação, Major General Abel Luís Lemos Caldas; Presidente da Assembleia Municipal de Torres Novas, José Trincão Marques; Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares; Director Nacional dos Bombeiros, em representação do Presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Pedro Lopes; Comandante Operacional Distrital de Intervenção e Socorro, Mário Silvestre; Presidente da Direcção da Associação Humanitária, Arnaldo Filipe Rodrigues dos Santos; Comandante do Corpo de Bombeiros, José Carlos Sénica Pereira.

Na cerimónia, procedeu-se a promoções e condecorações diversas, seguindo-se a bênção das viaturas (duas ambulâncias) e a inauguração da ampliação do quartel (com visita aberta).

Com esta ampliação, os bombeiros passam a contar com novos espaços: sala do Bombeiro, copa/refeitório, parque de viaturas, balneários e arrecadações diversas.

Na remodelação do quartel, já se encontra pronto o piso 2 com parte das camaratas e salas de formação. As obras nos pisos 1, 0 e -1 começaram recentemente e compreendem a secretaria, direcção, salas de formação, posto de rádio, arquivo e outros espaços.

Em termos de comparticipação, do PO SEUR/Portugal 2020 (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), os Bombeiros Voluntários Torrejanos já receberam um total de cerca de 482 mil euros.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS