VÍDEO | NERSANT distingue os protagonistas da sua história nos 30 anos da associação

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) assinalou ontem, no Convento de S. Francisco, os 30 anos da sua constituição com uma homenagem a personalidades que contribuíram para aquela que é hoje “considerada uma referência em Portugal”.

A data foi assinalada com uma Gala Comemorativa onde a Nersant começou por homenagear, os seus 16 sócios-fundadores, com a medalha de mérito empresarial. Seguiu-se homenagem, também com atribuição da medalha de mérito empresarial, aos secretários-gerais, Joaquim Serrão, Otávio Oliveira, Filipe Martins, António Campos e Pedro Félix, e também à colaboradora mais antiga, em nome de toda a equipa da Associação.

Pelas parcerias estabelecidas ao longo destas três décadas no desenvolvimento de infraestrutura fundamentais ao desenvolvimento económico da região, foram ainda consagrados os municípios de Torres Novas, Chamusca, Cartaxo, Abrantes, Benavente, Ourém e Santarém, tendo sido chamados a palco os presidentes, à época, e os actuais presidentes das Câmaras Municipais.

A medalha de mérito empresarial foi ainda atribuída a Jorge Lacão e Miguel Relvas, ambos na qualidade de ex-governantes, e a Moura de Campos, ex-gestor do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

A título póstumo foi atribuída a medalha de mérito empresarial a António Fonseca Ferreira e a Carlos Cunha.

A Nersant atribuiu ainda a sua mais alta distinção, a medalha de ouro da associação, a três personalidades de extrema importância na história da associação. A Nersant começou por atribuir a medalha de ouro a Luís Mira Amaral, ex-Ministro da Indústria e Energia, e aos dois ex-presidentes da Direcção da associação. José Eduardo Marçal, Presidente da Direcção entre 1989 e 1993 e José Eduardo Carvalho, Presidente da Direcção entre 1993 e 2011, que receberam das mãos da actual Presidente, Maria Salomé Rafael, a medalha de ouro da Nersant.

No seu discurso, Salomé Rafael destacou o trabalho efectuado pela Nersant nos últimos 30 anos e realçou o que ainda está por fazer no futuro.

O Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, também presente na cerimónia reconheceu a importância da associação, a qual destacou como referência nacional.

A Nersant que apoia as empresas da região, conta com 2.820 associados e ajudou a criar, em 2018, no distrito de Santarém, 1.150 novas empresas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS