NERSANT quer empresas com estruturas financeiras mais equilibradas

Com o objectivo de promover a literacia financeira das empresas, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 28 de maio o 1.º workshop do projecto financiado Ribatejo InovFin, subordinado ao tema “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento”. No seminário, a associação deu a conhecer boas práticas de gestão financeira que promovem o crescimento sustentável dos negócios.

Num contexto de maior competição e de menor disponibilidade de financiamento por parte da banca, é crítico que as empresas consigam explicar de forma simples a sua actividade, identificar a rentabilidade de cada área e articular os principais determinantes da mesma. Foi este o tema apresentado pelo consultor Marco Alves que explicou à plateia que a gestão empresarial não deve apenas basear-se nos balancetes contabilísticos, mas sim em novas práticas que permitam perceber o comportamento futuro da empresa. Comprovou com a realização de um exercício prático com o envolvimento de todos os participantes, para melhor apreensão dos pressupostos em análise.

Com a mesma linha de pensamento, interveio o também consultor Virgílio Carvalho, que concretizou a informação já transmitida por Marco Alves. “As empresas necessitam, portanto, modelizar, ou seja, tentar fazer um modelo onde se preveja o que vai acontecer ao seu negócio. É necessário olhar para as empresas e fazê-las progredir”, referiu o profissional, sendo certo que este trabalho vai ajudá-las a “analisar adequadamente as necessidades de financiamento e, em caso disso, a alavancar a aprovação”.

A plateia, composta por 40 empresas, mostrou-se bastante interessada neste modelo de gestão financeiro, já usado pelas grandes empresas europeias. Ao longo de toda a sessão, muitas foram as questões colocados por empresários de sectores de actividade distintos.

De referir que o projecto Ribatejo InovFin é um projecto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

O workshop “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento” vai ser replicado em Torres Novas dia 2 de Julho e Benavente a 05 Setembro. À semelhança deste, as inscrições são gratuitas.

Ainda no âmbito da realização de workshops que promovem a literacia financeira, a NERSANT tem agendado para o dia 6 de Junho uma sessão com o tema “A Gestão da Inovação e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços”, cujo orador é o antigo ministro Daniel Bessa. As inscrições, igualmente gratuitas, estão disponíveis no portal da NERSANT.

PUBLICIDADE

W3Schools

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS