O trimestre de janeiro a março de 2024 traz ao Teatro Virgínia um vasto leque de performances artísticas. O ano abre com um concerto dos The Gift. Esta banda portuguesa consagrada, com um público-alvo abrangente e que, ao longo dos seus 25 anos de história, soma inúmeros sucessos musicais, sobe ao palco em Dia de Reis (6 de janeiro). A companhia A Turma traz a peça Casa dos Pais, com interpretação de Albano Jerónimo, Luís Araújo e Carla Maciel, a 13 de janeiro. «Pata de Ganso», terceiro solo do humorista Pedro Teixeira da Mota, terá duas sessões, a 19 e 20 de janeiro (sexta e sábado). A peça O Inspector, de Nikolai Gógol, será interpretada pelo Teatro Meia Via num «digressão por algumas aldeias do concelho: Rendufas a 20 de janeiro, Fungalvaz a 18 de fevereiro e Lamarosa a 17 de março, sempre às 17 horas, com entrada gratuita. O mês de janeiro encera com Blue, de Margarida Montenÿ, um projeto de acrobacia aérea em que se vai construindo um conjunto de paisagens efémeras, frágeis e breves que servem como teste de durabilidade, tensão e resistência aos quatro corpos em cena, a 26 de janeiro.

A 3 de fevereiro, a companhia Red Cloud traz «Plip», um espetáculo de teatro de marionetas para crianças a partir dos 3 anos, falado na língua imaginária do planeta Plip, numa viagem a um mundo sensível de sons delicados e personagens imaginárias. No mesmo dia, na black box Central do Caldeirão, o torrejano Rui Rosa apresenta o seu primeiro trabalho a solo, «Lisboa é um jardim», um trabalho que reflete a sua experiência na capital. No dia 9, sexta-feira, terá lugar Maria Coroada, uma peça que remonda a 1840, na ressaca da Guerra Civil, que aborda um movimento social e religioso que duraria sete anos, liderado pela autodenominada «Terceira Eva, por Jesus Coroada». Com texto de João Garcia Miguel e interpretação de Carmo Teixeira, Gustavo Antunes, Manuel João Vieira, Miguel Moreira, Oceana Basílio, Rui Oliveira e Sérgio Novo. No final, haverá uma conversa com o público. A 17 de fevereiro, o Festival Montepio Às vezes o Amor traz Raquel Tavares, com «Fado é Amor». Jel traz o seu primeiro solo de stand up comedy a 23 de fevereiro na black box Central do Caldeirão, onde se apresenta despido de qualquer personagem. No dia seguinte, o palco do Virgínia recebe o espetáculo «Adamastor», de Ricardo Ambrózio, uma narrativa interdisciplinar entre teatro, vídeo e dança contemporânea que desafia a gravidade e o senso de realidade.

«Vamos para Bremen», a partir de Os músicos da Cidade de Bremen, dos Irmãos Grimm, interpretado pelo Teatro Plage num espetáculo para famílias, está agendado para dia 2 de março. Nesse mesmo dia, Ana Lua Caiano, que explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica, atuará na black box Central do Caldeirão. No dia seguinte, domingo, o Projeto Rouge, do Choral Phydellius leva o ciclo de música de câmara «A música quando nasce é para todos» à Igreja de Alqueidão. A entrada é gratuita. David Fonseca regressa aos teatros para uma viagem pela sua carreira de 25 anos de forma original e surpreendente: um espetáculo que cruza música, performance e cinema, onde as histórias por trás de cada canção se revelam através de imagens, palavras e momentos multimédia. Com paragem em Torres Novas a 9 de março. «O regresso de Ricardo III no comboio das 9h24, comédia hilariante onde os malentendidos se sucedem a todo o vapor, com Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tillo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer, tem lugar a 16 de março. O trimestre encerra com a estreia da peça «Garagem, o nosso sonho», do Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia.

No âmbito do Lab Criativo, para além dos espetáculos já referidos para crianças, com sessões também para escolas, destaque para o workshop de dança por Ana Trincão, no âmbito da residência artística «BlindDances», a 23 de março, na black box Central do Caldeirão, e o “Cerco” à obra de Simão Machado, uma conversa sobre o dramaturgo torrejano do séc. XVI, dia 27 de março, no mesmo local.

Destaque ainda para a programação regular de cinema do Cineclube de Torres Novas.

Os bilhetes estarão à venda a partir de hoje, 13 de dezembro, às 11 horas, e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta 11h-12h30, 14h-18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten e online em bol.pt

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…