O número de mortos por covid-19 do Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, subiu hoje para 15, havendo agora um total de 99 utentes e 47 funcionários infectados.

“Infelizmente há 14 utentes hospitalizados e 15 utentes que faleceram”, disse Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde do Médio Tejo, tendo feito notar que a situação “preocupa” neste lar situado em Minde, e que o mesmo “tem estado muito bem acompanhado diariamente com reforços de recursos humanos e em termos de análises de risco”, entre outros cuidados.

A delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo disse ainda que todos os utentes e funcionários vão ser testados novamente esta semana, tendo afirmado “esperar que já haja mais pessoas recuperadas” deste surto, identificado no dia 7 de Novembro.

O lar dispõe de dois edifícios, um mais antigo, de rés-do-chão, e outro, com três pisos, tendo o surto alastrado aos dois espaços, disse, por sua vez, a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira (PS), sublinhando as “excelentes condições” existentes nesta instituição.

Notando tratar-se de uma “instituição de grande dimensão, que tem dois edifícios”, a autarca explicou que na prática “é como se houvesse dois surtos”. Porém, como os imóveis integram a mesma instituição, considera-se que existe um.

Sublinhando que o concelho se encontra entre os classificados como de risco extremamente elevado, devido ao número de infectados no lar de Minde, Fernanda Asseiceira disse esperar que a testagem generalizada na quarta-feira, dia 02 de Dezembro, a todos os utentes e funcionários do lar venha a permitir “contabilizar todos como recuperados” ou “pelo menos já um elevado número de recuperados”.

A autarca lamentou o número de mortes registadas até ao momento, manifestando a sua solidariedade para com as famílias, a instituição e os funcionários, e apelando a todos os munícipes para que cumpram estritamente as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

O surto foi identificado no dia 07 de Novembro depois de uma idosa ter sido submetida ao teste ao SARS-CoV-2 quando foi internada no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Nos testes realizados em 20 de Novembro, registou-se um total de 158 infectados (111 utentes e 47 trabalhadores), havendo na altura dois mortos e apenas 12 utentes apresentaram resultado negativo no teste, mantendo-se isolados dos restantes.

Desde o dia 20 de Novembro e até hoje ocorreram mais 13 óbitos, o último das quais nas últimas 24 horas.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, o concelho de Alcanena tem 297 casos activos de covid-19 e 143 recuperados.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…