A Casa do Campino, em Santarém, acolhe amanhã, sábado, 29 de Fevereiro, o melhor da gastronomia de Setúbal. A iniciativa começa com uma mostra de produtos regionais, tasquinhas e petiscos, a partir das 15h00, e termina às 20h30, com um jantar de sabores únicos, preparado pelo chef Álvaro Santos com o mote “Setúbal Terra de Peixe”.

A partir das 15h00, nos Claustros da Casa do Campino, com entrada livre, os visitantes têm a oportunidade de provar os melhores sabores da região setubalense, através de uma mostra de produtos regionais como a conhecida torta de Azeitão, queijos e vinhos, entre outros.

Esta iniciativa recebe os produtores: Alegre-me – Sal do Sado; Aromas e Sabores do Campo – biscoitos e bolachas, Belmar – Conservas, Bolacha Piedade – Bolacha tradicional de Setúbal, Doces Afetos – Doces Regionais de Setúbal, Licor de Laranja de Setúbal, Lima Fortuna – A Casa do Arrabidine – Licores Regionais, Nobre Terra – Marviflora, Queijaria Simões – Queijo de Azeitão, Riversado – Licores, Sérgio Gouveia – Mel da Arrábida, Doces da Bina – Compotas, José Maria da Fonseca – Vinhos, Quinta da Bacalhoa – Vinhos, Quinta de Alcube – Vinhos, Herdade da Gâmbia – Vinhos, Casa Ermelinda de Freitas – Vinhos, Adega Cooperativa de Palmela – Vinhos, Assis Lobo – Vinhos, Casa Horácio Simões – Vinhos, Manos Lince – Azeites, Pastelaria Abrantes – Doçaria Regional e Honey Perfect – Mel.

Com o mote “Setúbal Terra de Peixe”, este é o primeiro de três momentos do “Portugal à mesa em Santarém”. O segundo momento tem lugar em Junho e o terceiro, em Setembro. Este conjunto de iniciativas integram as celebrações dos 40 anos do Festival Nacional da Gastronomia.

O valor do jantar por pessoa é de 40€ com bebidas incluídas. A receita do jantar reverte para uma causa solidária.

Nestes três jantares, são representadas três diferentes regiões gastronómicas, sendo a primeira a região de Setúbal. Para esta refeição, que tem como mote “Setúbal Terra de Peixe” o protagonista é o chef Álvaro Santos, convidado a preparar uma refeição na qual a excelência e o sabor são os ingredientes principais.

A cozinha inovadora do chef que está à frente do restaurante Leitaria do Montalvão (Setúbal) traz até Santarém um menu que destaca uma selecção de peixes muito apreciados na Península de Setúbal, através de uma caldeirada à moda dos pescadores, como prato principal.

As propostas para entrada são ostras e salicórnia aromatizadas com laranja e moscatel de Setúbal e espetadas de choco frito à moda setubalense. Para sobremesa, propõe-se D. Filipe com crocante dos Esses de Azeitão.

A música e outras formas de arte juntam-se à iniciativa que irá reverter a favor de uma causa solidária.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…