A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a preparação de todo o sistema de saúde para a fase de mitigação da pandemia da covid-19 ao abrigo de uma norma que entra em vigor às 00h00 de quinta-feira.

O que significa a fase de mitigação? É a terceira e mais grave fase de resposta à doença covid-19 e é activada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária. A resposta é focada na atenuação dos efeitos da covid-19 e na diminuição da sua propagação, minimizando nomeadamente a mortalidade associada. Nesta fase, os doentes ligeiros ficam em casa, os moderados vão ao centro de saúde, os graves, mas não críticos, são encaminhados para os hospitais e os críticos são internados.

O que diz a norma? A norma fixa o modelo de abordagem da pessoa com suspeita de infecção ou com infecção por covid-19.

A que entidades se aplica? A norma é aplicável às unidades de todo o sistema de saúde, incluindo hospitais públicos e privados e centros de saúde.

O que diz a norma sobre os testes ao novo coronavírus que causa a doença covid-19? As pessoas com suspeita de infecção, isto é, que apresentam sintomas como febre, tosse persistente ou tosse crónica agravada e dificuldade respiratória, devem ser testadas. Na presença destes sintomas, as pessoas devem ligar para a linha telefónica gratuita SNS 24 (808 24 24 24), que fará o encaminhamento dos casos.

Prioridade nos testes Em caso de impossibilidade de testar toda a gente com suspeita de infecção, a DGS estabeleceu uma cadeia prioritária: primeiro, são os doentes com critérios de internamento hospitalar; segundo, os recém-nascidos e as grávidas; terceiro, os profissionais de saúde com sintomas. Seguem-se os doentes com comorbidades (como asmáticos, insuficientes cardíacos, diabéticos, doentes hepáticos ou renais crónicos, pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica e doentes com cancro) ou pessoas com imunidade mais frágil; e as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como residentes em lares ou que estão em unidades de convalescença. Por último, são testadas as pessoas em contacto próximo com estes doentes.

Leia também...

Cartaxo reabre alguns espaços e equipamentos públicos a partir de segunda-feira

A Câmara do Cartaxo decidiu reabrir, a partir de segunda-feira, alguns equipamentos…

Carta Arqueológica Municipal apresentada em Santarém

O Jardim Portas do Sol acolheu este sábado, dia 29 de Setembro,…

Motorista de pesados morre em acidente de moto contra carro

Um homem morreu e outro sofreu ferimentos ligeiros num acidente que envolveu…

Militar suspeito de crimes de violação detido pela PJ

Um militar, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária…