Escrito por Patrícia Costa Mateiro, “O Teu Tio Pedro” é um livro inspirado no blog com o mesmo nome, que a autora criou após a perda do seu único irmão – Pedro –, poucos meses depois de ter sido mãe pela primeira vez. Foi uma “fórmula” que encontrou para agarrar memórias, mantendo-as o mais vivas possível. O lançamento deste emocionante livro acontece hoje, sexta-feira, dia 20 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

A apresentação é pública e vai ser feita por Patrícia Costa Mateiro, por Andreia Salgueiro, directora editorial da Alfarroba, e pela escritora e fotógrafa Isabel Saldanha, sua amiga e autora do prefácio. Patrícia Costa Mateiro criou o blog “O Teu Tio Pedro” – https://oteutiopedroblog.com/ – em 2006, um ano depois do seu único irmão ter morrido num inesperado acidente de mota, aos 22 anos, e de sentir necessidade de escrever sobre ele, contando a João Maria, na altura o seu único filho, quem foi o tio Pedro. Hoje, o João Maria é o mais velho de três rapazes: o João, o Pedro e o Zé – e todos têm o privilégio de conhecer bem o tio Pedro.

Após estes anos, a autora decidiu abraçar a aventura de lançar um livro, com o mesmo nome, com o objectivo de partilhar a dor da perda de um irmão, ajudando-a a si e a outras pessoas que tenham passado por esta ou por uma dor semelhante; e de fazer uma nova homenagem ao seu irmão. O livro reúne ainda os textos que mais entusiasmaram os leitores do seu blog e que falam de maternidade, mas também de assuntos que marcaram e divertem a autora.

Patrícia tem um grande marco de tristeza na sua vida, mas é uma pessoa leve e muito divertida, não deixando ninguém indiferente quando com ela se cruza. Segundo a autora: «a partilha da minha dor através das palavras, em parte, liberta-a e percebi que surte o mesmo efeito com quem me lê. (…) Sei de cor que a saudade se pode molhar. E lavar. Sacudir, estender, secar, dobrar, guardar. Repetir e voltar a usar. Aprendi com a idade que o medo nos impede de continuar. Que parte do que vivemos foi desejado. E planeado. E tudo o resto foi a mudança dos planos que a vida nos desenhou. E sinto que esta é a altura de colocar parte das minhas memórias e da minha saudade num livro.».

Nas palavras de Isabel Saldanha, no prefácio «… a auscultação desta dor tem a pretensão humana de a tornar mais familiar e simultaneamente mais única. Quando não podes oferecer o tempo, a quem partiu, sentes a necessidade honesta de lhe entregar um sentimento artesanal, cozido em forno de lenha num coração que ficou aberto, uma dor singular, a dor das histórias por viver, o lapso do presente que ficou em suspenso, o futuro que não se deixou concretizar».

O “O Teu Tio Pedro” é publicado pela editora Alfarroba, e vai estar à venda por €12,50, a partir de hoje, no local da apresentação, no site da editora (www.alfarroba.com.pt) e nas livrarias aderentes.

Leia também...

Agricultores ribatejanos apreensivos com a falta de água

Os níveis de reserva hídrica no norte do vale do Tejo estão…

Traficante reincidente detido pela PSP com 100 doses de droga

Tinha sido condenado no final do ano de 2021 a quatro anos de pena suspensa pelo mesmo crime.

Desmantelado circuito de venda ilegal de bebidas não alcoólicas em Santarém

O Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR apreendeu mais de…

União de Freguesias inaugura requalificação da junta de freguesia e ossário do cemitério

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de…