Cumpre-se esta sexta-feira, dia 29 de Outubro de 2021, o 150.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, então com a designação de “Sociedade dos Bombeiros Voluntários de Santarém”, sendo a segunda Associação mais antiga do país, registando uma actividade ininterrupta ao serviço da nossa comunidade, preservando e servindo o lema de “Fazer bem sem olhar a quem”.

Tanto quanto se sabe o combate a incêndios e a intervenção de socorro em outro tipo de acidentes ou catástrofes sempre preocuparam as populações e os governos de todos os países, porém, é apenas na Carta Régia, datada de 23 Agosto de 1395, que D. João I tomou a iniciativa de promulgar a organização do primeiro Serviço de Incêndios de Lisboa, ordenando que:

“…em caso que se algum fogo levantasse, o que Deus não queria, que todos os carpinteiros e calafates venham àquele lugar, cada um com seu machado, para haverem de atalhar o dito fogo. E que outrossim todas as mulheres que ao dito fogo acudirem, tragam cada uma seu cântaro ou pote para acarretar água para apagar o dito fogo”.

A génese do associativismo ao nível dos Bombeiros Voluntários em Santarém ocorre em 18 de Dezembro de 1870, com a constituição da Comissão Organizadora da Sociedade de Bombeiros Voluntários de Santarém, que viria a fundada em 29 de Outubro de 1871, cuja sessão inaugural viria a ter lugar no antigo Teatro de S. João de Alporão.

PUBLICIDADE

A Folha Política Litterária e Noticiosa de Santarém, com o título de “O Alfageme “, dava a seguinte notícia em 1 de Novembro de 1871:

“No dia 29 do mez passado instalou-se definitivamente n’esta cidade sob a presidência do sr. Pedro de Sousa Canavarro a Sociedade de Bombeiros Voluntários, entrando para ella muitos cavalheiros conhecidos dos santarenos, e cujos serviços mui valiosos já por vezes hão sido apreciados em diversos incêndios.”

Os primeiros anos de actividade dos Bombeiros Voluntários de Santarém foram muito tumultuosos, quer pelas imensas carências que se constatavam, quer pelos insuficientes meios que pudessem favorecer um melhor desenvolvimento, havendo ainda a registar os frequentes conflitos entre o Comando do Corpo Activo a Direcção da Associação Humanitária.

Sem pretendermos ser exaustivos, deve reconhecer-se que a boa vontade dos Bombeiros era a base principal para o funcionamento da Corporação, e que após os períodos mais críticos sempre surgiram alguns Directores que com o seu entusiasmo e a sua competência lograram superar tais vicissitudes.

A acção tão meritória dos Bombeiros Voluntários de Santarém sempre mereceu o carinho das populações – nem sempre reflectido nas ajudas e no número de inscrições como Sócios – e das entidades oficiais que tutelam este sector, destacando-se como Instituição de Utilidade Pública e a Distinção da Presidência da República com o Grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo.

As comemorações de tão grata efeméride irão estender-se desde o próximo dia 29 de Outubro até à mesma data do próximo ano, e serão constituídas por uma exposição retrospectiva, pela publicação de um livro comemorativo, pela realização de um espectáculo público, pelo desfile de Bombeiros e de Viaturas e pela Campanha de Adesão de Sócios. Em data a definir brevemente terá lugar a Sessão Solene da Abertura destas Comemorações, que deverá contar com a presença do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Parabéns a Todos quantos serviram e ainda servem a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém e o seu Corpo Activo, a quem temos de prestar as nossas homenagens e render o tributo da nossa Gratidão.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…