Ourém, Alcanena e Tomar são as localidades onde vai iniciar o Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospectiva Estratégica “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”, iniciativa que pretende ajudar os empreendedores a encontrar uma ideia de negócio viável e a implementá-la no mercado na actual conjuntura. A iniciativa – de participação gratuita – dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio. Dia 31 de Março, o programa inicia já na Startup Ourém.

Com um conceito ligeiramente diferente dos anteriores programas, este tipo de programa de aceleração dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio, sendo objetivo do mesmo criar e identificar ideias no contexto de incerteza recorrendo a três modelos de pensamento e avaliação do contexto atual.

O programa de aceleração é, assim, composto por três módulos / sessões presenciais: “Scenario Planning”, onde os empreendedores serão impelidos a fazer um exercício de planeamento de negócios e reflexão/antecipação de potenciais cenários, explorando panoramas negativos e positivos; “Design Thinking”, painel de debate e pensamento crítico de temas a definir em função das prioridades do projeto e região, que possam levar ao encaminhamento e propostas de soluções, potenciando o desenvolvimento das ideias ainda embrionárias; e “Focus Group”, que pressupõe o envolvimento de empreendedores no debate de soluções/produtos a alinhar com as necessidades da indústria e do mercado, bem como possíveis roadmaps e fatores críticos de sucesso para a sua possível implementação.

Prevê-se a realização de três edições do programa “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”. O primeiro realiza-se na Startup Ourém, nos dias 31 de março, 12 e 14 de abril, o segundo, realizar-se-á na Startup Alcanena, nos dias 11,13 e 19 abril, e o terceiro será realizado em Tomar a 18, 20 e 27 de abril.

De referir que o programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza” é uma iniciativa do projeto Médio Tejo + Empreendedor, apoiado pelo CENTRO2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial. O mesmo visa estimular a cultura empreendedora na região do Médio Tejo, através da disponibilização de um conjunto de iniciativas que promovam a criação de condições para atrair potenciais empreendedores, gerando novas ideias de negócio e novas iniciativas. Baseia-se na utilização de novas metodologias para tornar a região mais empreendedora, com uma maior cultura de desenvolvimento do empreendedorismo, criando pontes entre os diversos intervenientes da comunidade.

Os interessados em firmar a sua inscrição nestes programas de aceleração devem efetuar a mesma no portal Sítio do Empreendedor, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/destaques/geracao-de-ideias-em-contexto-de-incerteza-/329. Para mais informações, está disponível a área de apoio ao empreendedorismo da NERSANT através dos contactos sitiodoempreendedor@nersant.pt ou 249 839 503.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…