Os passeios seniores estão de volta ao Concelho da Chamusca, após dois anos de interregno, devido à pandemia.

Sob o mote “Venha Reviver o Passado Rural” 411 seniores, provenientes das três freguesias (Carregueira, Ulme, Vale de Cavalos) e das duas uniões de freguesia do concelho da Chamusca (União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande e União de Freguesias da Parreira e Chouto), visitaram entre os dias 4 e 8 de Julho, a Herdade Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, bastante conhecida pela produção de uvas sem grainha.

Inserido no âmbito da Ação 3 | Dar Vida aos Anos, o passeio contou com a organização do projecto Chamusca Abraça – CLDS 4G (um projecto de Intervenção Comunitária que visa a inclusão de grupos com maior fragilidade do Concelho da Chamusca) em parceria com o Município da Chamusca e as Juntas de Freguesia do Concelho.

Durante o passeio os visitantes, com idades compreendidas entre os 50 e os 93 anos, usufruíram de um dia bastante agradável, que começou com uma sessão de boas-vindas à herdade, na qual foi contada a sua história e explicado como nasceu e se produzem as uvas sem grainha, entre outras coisas, seguiu-se uma degustação das uvas da herdade nomeadamente a uva Sophia, da primeira colheita de 2022, passas de uva e amêndoas.

A visita continuou com um passeio de trator pelas vinhas, no qual ficaram a conhecer a forma como os 270 hectares de vinha são cuidados, ainda de forma manual, por 1000 colaboradores oriundos de 22 países, de todos os continentes.

Os visitantes tiveram ainda oportunidade de visitar o minhocário, onde foram surpreendidos pela forma como é feita a fertilização e o controlo de algumas pragas das árvores através do húmus, sólido e líquido, produzido pelas minhocas.

A visita terminou com um almoço, tipicamente alentejano, servido na herdade, onde tiveram oportunidade de conhecer e provar o vinagre de passas de uva produzido no Vale da Rosa.

De acordo com a equipa do projeto Chamusca Abraça – CLDS 4G “passear traz inúmeros benefícios para a saúde, melhorando a saúde física, mental, emocional e a sociabilização. Além disso, traz-nos felicidade”.

O objectivo desta atividade é proporcionar diferentes experiências de enriquecimento cultural e de convívio, prevendo-se que seja realizada com uma periodicidade anual.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.