Concerto com “Pedro Barroso”, no Largo do Seminário

Mais um grande concerto integrado na iniciativa “Verão In. Santarém… é um Espanto!”, com Pedro Barroso, no dia 24 de Agosto, às 21h45. O cantor e compositor actua no palco do Largo do Seminário.

Com quase 50 anos de carreira, Pedro Barroso foi uma das vozes de Abril, cantor de intervenção e defensor da liberdade.

In. Tradição e In. Movimento

O mundo rural volta a invadir o Centro Histórico, no sábado, dia 25 de Agosto, entre as 10h30 e 12h30, numa co-organização com o Inatel.

Terminamos, assim, o mês de Agosto com o Rancho Folclórico do Verdelho a animar as ruas desta cidade milenar.

Também no sábado, dia 25, o Jardim das Portas do Sol serve de palco, a mais uma aula aberta de yoga, das 11 às 12 horas, em cooperação com a AMA | Federação Portuguesa de Yoga.

Entre as 11 e as 13 horas, no mesmo espaço, há animação desportiva “Pais e Filhos”, organizada pela Decathlon.

“Sábado Teatral”, na Livraria Aqui Há Gato

Para a criançada, a Livraria Aqui Há Gato leva a cabo “Sábado Teatral” entre as 11h30 e as 12h00.

Rock e Metal, no Jardim das Portas do Sol 

No âmbito dos concertos do In. Str não falta o rock e o metal. Na noite de sábado, dia 25 de Agosto, a partir das 21h45, há Battle Session II com Grievence / Black Metal e All Against (New Vibrations e Cordas de Aço), no Jardim das Portas do Sol.

“Grievence” é uma banda das Caldas da Rainha que apresenta um projecto de black metal nacional já com duas décadas por caminhos musicais que vão desde o deserto misterioso e mágico até ao oculto musical.

Já “Os All Against” são uma banda de Thrash metal da zona de Lisboa, estando o núcleo da banda junto desde o ano de 2015. Fazem parte Cristiano Estevão- Drums; Bruno Romão – Rhythm Guitar; André Carvalho – Lead Guitar; Emanuel Carmo – Bass e Rui Miguel – Vocals.

O evento é organizado pelos New Vibrations/Cordas D’Aço.

Cinema e In. Downtown animam ruas do Centro Histórico

Dia 29 de Agosto, quarta-feira, às 21h45, há cinema no Largo Padre Chiquito, numa parceria com o Cineclube, sendo a última sessão ao ar livre deste Verão onde pode aproveitar para assistir a “Tudo Pode Mudar”.

Inspirado no mais recente bestseller da famosa economista canadiana Naomi Klein, intitulado ‘Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs. Clima’ (publicado em Portugal pela Presença), este filme apresenta-nos vários impressionantes retratos de comunidades na linha de frente das questões ambientais, desde as terras indígenas americanas das Tar Sands no Canadá, à costa sul da Índia e Europa, ameaçadas pela mineração, até à China poluída e aparentemente indiferente à mudança.

Ao longo do filme, Klein constrói uma emocionante e controversa tese de mudança do paradigma económico da actualidade: podemos aproveitar a crise causada pelas mudanças climáticas para transformar o nosso sistema económico falido em algo radicalmente melhor? Provocante, atraente e acessível, este filme deixa-nos inspirados e revigorados para um novo olhar sobre as questões ambientais e económicas.

Também na última quinta-feira do mês de Agosto, dia 30, o evento In. Downtown que tem animado o Verão nos meses de Julho e Agosto, despede-se.

A partir das 21h45, na Praça Velha, La Fontinha apresenta “Sonho Lindo”.

No Largo Padre Chiquito não falte a “À conversa com Etérea + Concerto Acústico”. Um espectáculo em acústico com novos arranjos musicais num ambiente intimista, misturando melodias e sonoridades clássicas e góticas.

Temos ainda uma performance do Teatro Leitura Encenada “T1”, no Pátio 102 e fados, no TasCá.

In. Cidade – Visitas guiadas temáticas – “360º na Alcáçova”

Do programa do “Verão In. Str… é um Espanto!” destaque também para as visitas guiadas temáticas a título gratuito.

Em setembro, dia 01, oportunidade de conhecer melhor a Alcáçova com o percurso “360º na Alcáçova”, a partir das 9h30, nas Portas do Sol.

A Alcáçova de Santarém, local hoje conhecido como Jardim Portas do Sol foi um local estratégico para o crescimento da cidade e, actualmente, continua a sê-lo, para a compreensão da sua evolução.

Um percurso pelos seus vários pontos de visita permite-nos ter uma visão abrangente deste local em concreto, mas também da própria cidade e da sua envolvente, aliando espaço de lazer e de descoberta.

Para esta visita é necessário efectuar marcação no Posto de Turismo, através  do email: turismo@cm-santarem.pt ou através do telefone 243 304 437.

ScalaBus In.Str

Viaje pelo Centro Histórico de Santarém com o ScalaBus In. Str, até 08 de Setembro, numa parceria com a Rodoviária do Tejo.

As viagens são gratuitas (uma às 10 horas e outra às 11h30) no mini-autocarro que permite à população e visitantes fazerem um circuito turístico pela cidade, de quarta-feira a domingo.

Este ano, o percurso pode ser descarregado através de um QR Code ou em instr.cm-santarem.pt no ícone mapa – ScalaBus In.Str e ainda na APP da autarquia scalabitana.

O percurso disponível em português, espanhol e inglês permite uma interactividade entre o visitante e o Centro Histórico de Santarém. O mesmo, quando descarregado, permite no futuro, visitar os pontos mais emblemáticos do Centro Histórico a pé e obter todas as informações históricas sobre os locais.

Expo Coletiva In. Artes – Palácio Landal

O Palácio Landal, em Santarém é palco da Expo Coletiva In. Artes, com obras de todos os artistas que integraram o In. Artes, nas diferentes galerias, desde a primeira edição do “Verão In Str… é um Espanto!” em 2015.

A exposição, que pode ser visitada até 23 de Setembro, nas três salas do Palácio Landal e é composta por pinturas, desenhos e esculturas. 

Exposição “Tejo…Vida e Agonia de um rio”, nas Portas do Sol

O Jardim das Portas do Sol é cenário da exposição fotográfica de rua “Tejo…Vida e Agonia de um rio”, com curadoria de Paulo Semblante Mendes, patente até 14 de Setembro.

São 28 fotografias distribuídas por quatro painéis/módulos temáticos: Memórias – Fotos de José Gaspar; Paisagem – Fotos de António Ribeiro; Avifauna – José Freitas e Poluição – Fotos de Arlindo Consolado Marques.

A exposição é constituída por um conjunto de fotografias, que retratam e representam a visão dos autores sobre o rio Tejo, bem como, e através da imagem, as suas preocupações e que ao mesmo tempo consciencializam para a conservação do rio e seu ecossistema como património a preservar.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…