A Câmara de Santarém instalou nas passadeiras da avenida Nossa Sra. de Fátima, em São Domingos, vários pilaretes sinalizadores LED para reforçar a visibilidade daquelas passagens de peões.

Segundo a autarquia, o objectivo é de “aumentar a segurança no atravessamento das passadeiras e contribuir para a prevenção de acidentes, de forma a alertar os condutores e sensibilizar os peões para uma maior consciencialização para o uso adequado das passadeiras”.

Os pilaretes instalados, que fazem parte de um projecto-piloto, são fabricados a partir de um composto com origem em resíduos plásticos reutilizados e no topo dos pilaretes são colocados LED’s inteligentes, alimentados por pequenos painéis solares que não representam qualquer consumo eléctrico, que ligam e desligam automaticamente consoante a claridade.

PUBLICIDADE

O projecto da autarquia pretende testar esta solução para reforço da segurança dos peões nas passadeiras que, com a emissão de luz LED intermitente em azul, permite aumentar a visibilidade das passadeiras, alertando os condutores.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…