O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) começou esta segunda-feira, 9 de Março, a implementar as medidas dos planos de contingência nas escolas da instituição.

Segundo apurou o Correio do Ribatejo junto da direcção do IPS, durante a manhã a direcção esteve reunida para acertar o plano de contingência genérico com um conjunto de medidas a implementar, ficando cada escola da instituição com um plano específico.

A responsabilidade do plano está centralizada no IPS, fazendo parte da equipa João Moutão, Presidente do IPS em substituição, dois administradores e a directora da Escola Superior de Saúde. Cada escola tem também equipas permanentes constituídas pelo director, o chefe de serviço e um aluno que será nomeado.

Durante a manhã desta segunda-feira, o IPS começou por rever os planos de limpeza e higienização nos espaços comuns dos serviços centralizados e das escolas, colocação dos materiais de limpeza e higienização, identificação de espaços para isolamento para casos suspeitos de covid-19, bem como kits de auxílio com o equipamento necessário para a situação.

O IPS implementou ainda um conjunto de medidas restritivas de mobilidade. Ficaram assim suspensas as mobilidades para dentro e para fora do IPS, o que levou ao adiamento dos programas de Erasmus da instituição.

No caso de alguém que venha de locais onde o novo coronavírus está propagado, o IPS vai obrigar essas mesmas pessoas em isolamento social. Neste caso, as pessoas devem ficar um mínimo de 14 dias em quarentena.

O Politécnico de Santarém diz ainda estar preparado para continuar as aulas dos possíveis casos através das novas tecnologias, como é o caso da video-conferência e das plataformas digitais para trabalhos educativos e exames.

João Moutão, presidente interino do IPS, confirmou ao Correio do Ribatejo a inexistência de casos suspeitos na instituição até à data, apesar de durante a manhã desta segunda-feira, uma aluna da Escola Superior de Educação ter causado o alarme durante uma aula. A jovem apresentou alguns sintomas mas para já nada se confirma.

João Moutão esclareceu que a aluna “contactou a linha Saúde 24” tratando-se apenas de “constipação normal”.

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos convocou para a próxima terça-feira, 10 de Março, uma reunião com as direcções de todos os Institutos Politécnicos para averiguar os planos de contingência para novo coronavírus.

1 comment

Comments are closed.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Três detidos e 66 condutores multados por excesso de velocidade pela PSP

A Polícia de Segurança Pública deteve três pessoas e multou 66 condutores…

Brisa antecipa final das obras na Ponte da Lezíria

A Brisa conclui amanhã, sábado, dia 11 de Agosto, as obras para…

Limite máximo de quatro pessoas por grupo nos restaurantes e cafés perto das escolas

Os restaurantes, cafés e pastelarias que se situam a 300 metros das…

Câmara do Cartaxo mobiliza forças de segurança para encontrar idosa desaparecida

Vitalina Galvão, de 86 anos, residente na cidade do Cartaxo está desaparecida…