PSP registou apenas um caso de violência no namoro em 2019 na cidade de Santarém

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu em 2019 um total de 900 denúncias de violência entre namorados e mais de 1200 denúncias de violência entre ex-namorados, em todo o território nacional. Os números no distrito de Santarém, segundo o Comando Distrital da PSP, não são “preocupantes”.

O Comissário João Silva, o oficial de Relações Públicas da PSP, refere ao Correio do Ribatejo que nos últimos tempos “não tem sido registados crimes deste tipo”, o que demonstra que são de facto “números não preocupantes” na área de intervenção da PSP.

Em 2019, na cidade de Santarém houve apenas um caso registado de violência no namoro.No presente ano, a PSP ainda não recebeu nenhuma queixa deste tipo de crime.

A nível nacional, a PSP recebeu em 2019 um total de 900 denúncias de violência entre namorados e mais de 1200 denúncias de violência entre ex-namorados. Em comunicado, a PSP explica que estes são totais aproximados, uma vez que a estatística global de 2019 ainda se encontra em consolidação.

A grande maioria das vítimas é do sexo feminino, entre os 18 os 24 anos. Os homens são maioritariamente vítimas neste contexto na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

Entre esta sexta-feira e 19 de Fevereiro a PSP realiza, através das Equipas do Programa Escola Segura, a Operação “No Namoro não há Guerra”.

A PSP explica ainda que esta operação, que coincide com o assinalar da data do dia dos namorados (14 de Fevereiro) tem como objectivo a realização de acções de sensibilização junto dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, promovendo a prevenção da violência no namoro e violência doméstica.

“Num dia especial, que se pretende repleto de sentimento e simbolismo positivos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) não poderia ficar indiferente e, por isso, reforça o compromisso de manter a aposta na promoção acções de sensibilização visando, genericamente, a prevenção da violência doméstica e, especialmente, no âmbito do namoro”, refere a PSP.

Segundo dados da PSP, durante o ano lectivo de 2018/2019, no âmbito do programa Escola Segura, foram realizadas 1335 acções específicas sobre a temática da violência do namoro, envolvendo 35 212 alunos a nível nacional.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

ADICIONAR COMENTÁRIOS

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *