Vinte restaurantes de portas abertas em Outubro para demonstrar que a leguminosa mais querida dos portugueses tem lugar à mesa desde as entradas até à sobremesa.

No país inteiro, os restaurantes voltam a partir de hoje a funcionar em pleno, sem restrições de lotação e, em Tomar, a coincidência de entrarmos em Outubro leva a que a celebração se faça com um dos alimentos mais versáteis da gastronomia portuguesa. Numa tradição com duas décadas, começa hoje e prolonga-se até final do mês a mostra Todos com o Feijão, o Feijão com Todos, uma iniciativa do Município de Tomar em colaboração com os restaurantes aderentes do concelho, nos quais o evento decorre aos fins-de-semana, no feriado e também no dia 20, em que a cidade celebra a sua padroeira, Santa Iria.
Agora que os dias começam a ganhar tons e temperaturas de Outono e apetecem sabores que reconfortem, a leguminosa vai estar em destaque nas ementas de vinte restaurantes, seja em entradas, sopa, prato principal ou sobremesa. São eles o 1º de Maio, o 15, Almourol, Açúcar ao Quadrado, Alpendre, Brasinha, Cova Funda, Ginginha, Infante, Lúria, Manjar dos Templários, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, Refúgio, Sabores ao Rubro, Tabernáculo do Rio, Tabuleiro e Tasquinha da Mitas.
Antes de continuar a ler, certifique-se de que não está com fome. É que a lista pode provocar água na boca. Vejamos alguns exemplos:
Começando pelas entradas, em que aos típicos peixinhos da horta se juntam estufadinho com cogumelos, paté, estaladiço de caça com sinfonia de feijão ou ensopado de amendoim e feijão encarnado.
 Nas sopas, um dos momentos da refeição em que este ingrediente mais brilha, há-as de feijão verde ou feijão seco, com couve, com abóbora, à lavrador, mas também na mais surpreendente sopa de leitão.
 Chegando ao prato principal, vale a pena fazer também algumas destrinças. Porque há as feijoadas: à Nabão, à transmontana, de chocos, de frango ou de tripas. E a feijocada de bacalhau. Para além de uma cornucópia de sabores, disponíveis para todos os gostos: enguias fritas com arroz de feijão, peixe espada frito com nabiças e feijão frade, espetadas de peru grelhadas com arroz de feijão e bacon, chili, tagine de javali com feijão e couve, cabrito assado com migas, cozido à portuguesa com feijão, carne louca medieval, polvo à lagareiro com migas. E opções vegetarianas como hambúrguer de feijão ou tagine de feijão com cogumelos e marmelo. Entre muitos, muitos outros pratos.
Mas não se preocupem os gulosos, pois as sobremesas ainda nos reservam delícias como panacota de feijão, semifrio de feijão, tarte de feijão com nozes, laranjada de feijão, pudim de feijão branco ou rosas de Tomar.
E a acompanhar não se esqueçam de pedir um vinho dos produtores tomarenses, cuja qualidade e versatilidade têm vindo a crescer de colheita para colheita.
Se ficou entusiasmado com este menu virtual, imagine como ficará inebriado com todas estas cores, aromas e sabores diante de si. Aproveite e satisfaça em Tomar a vontade de voltar a usufruir em pleno de um bom restaurante.
Conheça aqui o menu completo: https://bit.ly/3kK3szq

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…