Os resultados do projecto “Sementeira d’Afetos”, desenvolvido pelo Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), foram apresentados ontem, dia 8 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Santarém.

Este projecto, que teve como parceiros a Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém, promoveu o envelhecimento activo e feliz, levando os idosos a serem valorizados pela sociedade, usando as suas artes, histórias de vida e saberes, e promovendo, desta forma, a cultura imaterial da região.

Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, começou por dar os parabéns pelo projeto e pelos objetivos atingidos, “é gratificante ver o sucesso deste tipo de iniciativas, que quebram o preconceito do idadismo e que permitem ocupar ativamente os nossos idosos, através dos seus saberes e capacitando-os também para novas aprendizagens”.

Através da implementação de um atelier de costura criativa, esta iniciativa envolveu quinze (15) instituições do Concelho de Santarém e cento e noventa e sete (197) participantes.

Com mais de quinhentos e cinquenta (550) artigos produzidos, o projeto permitiu aumentar os recursos económicos para investimentos em iniciativas para melhorar a qualidade de vida destes idosos.

A “Sementeira d’Afetos” teve também uma vertente ambiental, no sentido em que reutilizou cerca de duzentos e oitenta metros (280 m) de desperdício têxtil e sensibilizou para a utilização de produtos reutilizáveis com impacto ambiental.

O projeto contou também com o apoio financeiro do programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…