Foto de arquivo

A zona da Ribeira de Cabanas, em Santarém, está a ser alvo de trabalhos de limpeza para a conservação do ecossistema ribeirinho desde o passado dia 17 de Janeiro.

A intervenção tem como objectivo “executar a limpeza e a remoção de espécies invasoras nas margens e das espécies arbóreas no leito da linha de água, contribuindo para a prevenção dos riscos de inundação e cheias”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.

A intervenção neste local, segundo o mesmo documento, “é estratégica pela sua proximidade ao aglomerado urbano e ao rio Tejo, o qual urge valorizar numa perspectiva de preservar os habitats de espécies autóctones e de proteger espécies da avifauna, mamíferos carnívoros, entre outros”.

Esta acção está integrada num projecto de reabilitação fluvial que abrange a União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém e a União de Freguesias da Cidade de Santarém, a ribeira de Cuba na freguesia de Alcanede, e o rio Alviela, em Pernes, numa extensão de 2,2 quilómetros de linhas de água, no valor de 70 mil euros.

Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho,…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…