A RUTIS – Rede de Universidades Seniores, inaugurou no passado dia 15 de Outubro, o 1º Centro Digital para seniores, em Almeirim. O projecto EUSOUDIGITAL visa dar as qualificações mínimas de literacia digital às pessoas que não as possuem.

A cerimónia contou com a presença do director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento, da coordenadora do projecto EUSOUDIGITAL, Luísa Ribeiro Lopes, do director da Banca Digital da Caixa Geral de Depósitos, Victor Ferreira e do coordenador do Pilar 1 da Portugal Digital, Bernardo Sousa.

No primeiro dia do Centro Digital deu-se a capacitação das seis primeiras pessoas, através dos mentores voluntários da Escola Superior de Educação de Santarém e assinou-se o protocolo entre a RUTIS e o EUSOUDIGITAL para a criação de diversos centros digitais pelas universidades seniores portuguesas (US).

A RUTIS realizou ainda a XV Reunião Magna Anual das Universidades e Academias Seniores Portuguesas que juntou presencialmente 55 dirigentes das Universidades Seniores (US) e mais 72 online.

Neste evento foram apresentados os diversos programas Erasmus em que a RUTIS participa, os efeitos da pandemia nas US e apresentado o plano de actividades para 2021/22.

Neste plano, a RUTIS deu destaque ao reinício das actividades presenciais habituais e à continuação das actividades online, modelo este que não chegou a todos os alunos (em média 67% dos alunos não participou neste tipo de aprendizagem/convívio), mas aos que chegou (33%) teve um efeito muito positivo no combate ao isolamento durante a pandemia. Apenas 8% dos alunos inquiridos indicou que as aulas online não tiveram efeitos positivos no seu confinamento.

O evento contou com a presença da Sra. Secretária de Estado da Acção Social, Rita Mendes e foi entregue o prémio RUTIS 2021 à CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), entidade representativa em Portugal do voluntariado na pessoa do seu presidente Eduardo Graça.

Leia também...

Município transfere 470 mil euros para requalificações na União de Freguesias da Cidade de Santarém e na Freguesa de Abitureiras

No âmbito da Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais…

Odisseia Nacional leva “As Castro” ao Cineteatro Paraíso

O Cineteatro Paraíso, em Tomar, recebe, sexta-feira à noite, a estreia de…

Politécnico de Tomar com boas práticas na relação com os funcionários

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) recebeu o certificado NP 4552 do…

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques acolhe Feira das Profissões

A freguesia de Alcanede acolheu, no passado dia 25 de Maio, a…