O Município de Santarém celebra esta segunda-feira, 30 de Novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, com diversas iniciativas, envolvendo a comunidade escolar do concelho de Santarém, assinalando também o 30.º aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras.

A Comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras 2020 tem como objectivo criar consciência sobre a importância da educação, bem como dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como um vector gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Sob o tema “Cidades Educadoras, 30 anos transformando cidades e pessoas, para um mundo melhor”, a actividade principal deste ano consiste no convite à participação num concurso, sugerindo-se a produção de um vídeo a realizar pelas Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém, tendo como mote o texto “Santarém tem tanto tempo”.

O vídeo tem como objectivo permitir aos alunos a reflexão e o contributo na recolha dos olhares sobre a idealização da cidade dos seus sonhos, com a utopia que lhes é própria e testemunhos que permitam visualizar a Cidade do Futuro.

Outra iniciativa é a oferta do livro “História de Santarém”, do Prof. Doutor Martinho Vicente Rodrigues, às Bibliotecas Escolares, uma obra que visa promover o património cultural desde os tempos mais longínquos.

Paralelamente, na Reunião do Executivo realizada a 23 de Novembro, foram apresentados alguns princípios da nova “Carta das Cidades Educadoras”. Desde a sua proclamação, em 1990, a Carta foi actualizada ao longo dos anos para incorporar novos temas ou abordagens derivadas de mudanças globais, urbanas e educativas. Este documento promove uma visão da cidade que coloca a educação como um vector de transformação social e melhoria da vida comunitária.

Para encerrar de forma simbólica a comemoração desta efeméride internacional, vão ser entregues os diplomas do Quadro de Valor & Excelência, relativos ao ano lectivo 2019/2020. Este acto visa distinguir 741 alunos das escolas do concelho, que se destacaram pelo aproveitamento ou pela sua participação cívica na comunidade geral e/ou educativa.

No dia 15 de Dezembro, das 10h00 às 13h00, os diplomas irão ser entregues na Escola Básica de Alcanede e na Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, das 15h00 às 18h00, na Escola Básica D. Manuel I, em Pernes e no dia 16 de Dezembro, das 10h00 às 18h00, os diplomas referentes às escolas da cidade, no Convento de S. Francisco.

Leia também...

Concurso de empreendedorismo jovem já decorre nas Escolas do concelho de Almeirim

O Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim aderiu ao Concurso de…

Insignare vê aprovada candidatura de mais de 224 mil euros e garante estágios internacionais nas escolas

A INSIGNARE, entidade proprietária da Escola Profissional de Ourém e da Escola…

IPSantarém alarga área de influência e aposta em formações diferenciadas

O Instituto Politécnico de Santarém forma perto de 1000 diplomados todos os…

Câmara de Azambuja organiza debate ‘online’ sobre o regresso às aulas

A Câmara Municipal de Azambuja, vai organizar na sexta-feira, 18 de Setembro,…