O Município de Santarém, através do Centro de Recolha Oficial de Santarém (CROAS), lança hoje, dia 1 de Setembro, a Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”, a cães e gatos de companhia e de rua, do concelho de Santarém, sob marcação prévia.

As inscrições para marcação devem ser efectuadas através do número de telefone do CROAS: 243 370 690 ou croas@cm-santarem.pt.

A esterilização é gratuita e decorre às quintas-feiras, das 10h00 às 17h00, até ao final de 2022.

Para beneficiar da mesma o detentor/cuidador deve ser munícipe com residência no concelho de Santarém, e os animais devem estar, ou ser, identificados e registados no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.

Esta Campanha tem como objectivo controlar a população de animais, contribuindo para a diminuição do número de animais não desejados e na prevenção da população de animais errantes, e evitar a sobrepopulação nos Centros de Recolha Oficiais, como o do Município de Santarém, tal como nos alojamentos das Associações de Protecção Animal.

A esterilização é uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem-estar animal, pelo que a diminuição da natalidade nos animais é um dos maiores auxílios no controlo do abandono, para além de reduzir o risco de doenças e outras infecções, a diminuição da agressividade dos machos, e proporcionar uma vida mais longa e saudável.

A reprodução sistemática de animais, sem que haja capacidade ou famílias suficientes para acolher os animais nascidos, pode configurar um maus-tratos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…