O Município de Santarém, através do Centro de Recolha Oficial de Santarém (CROAS), lança hoje, dia 1 de Setembro, a Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”, a cães e gatos de companhia e de rua, do concelho de Santarém, sob marcação prévia.

As inscrições para marcação devem ser efectuadas através do número de telefone do CROAS: 243 370 690 ou croas@cm-santarem.pt.

A esterilização é gratuita e decorre às quintas-feiras, das 10h00 às 17h00, até ao final de 2022.

Para beneficiar da mesma o detentor/cuidador deve ser munícipe com residência no concelho de Santarém, e os animais devem estar, ou ser, identificados e registados no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.

Esta Campanha tem como objectivo controlar a população de animais, contribuindo para a diminuição do número de animais não desejados e na prevenção da população de animais errantes, e evitar a sobrepopulação nos Centros de Recolha Oficiais, como o do Município de Santarém, tal como nos alojamentos das Associações de Protecção Animal.

A esterilização é uma medida que deve ser promovida por razões sociais e de bem-estar animal, pelo que a diminuição da natalidade nos animais é um dos maiores auxílios no controlo do abandono, para além de reduzir o risco de doenças e outras infecções, a diminuição da agressividade dos machos, e proporcionar uma vida mais longa e saudável.

A reprodução sistemática de animais, sem que haja capacidade ou famílias suficientes para acolher os animais nascidos, pode configurar um maus-tratos.

Leia também...

Santarém assinala Dia da Independência da Ucrânia

O Município de Santarém associa-se às comemorações do Dia da Independência da…

Resgatado com vida idoso desaparecido

Um homem de 82 anos, que esteve desaparecido durante um dia, foi…

Hospitais do Médio Tejo atingem indicadores assistenciais em níveis pré-pandemia em 2022

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), constituído pelas unidades hospitalares de…

“Os incêndios na Serra da Estrela são um triste acontecimento que nos envergonha a todos”

César Garcia, natural de Santarém, estudou Ecologia de Ecossistemas Florestais Autóctones em…