São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, freguesia piloto no projecto Rede Freguesias da AEDPHCS

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira é uma união de freguesias piloto no Projecto Rede Freguesias da AEDPHCS – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém. A coordenar o projecto está a Comissão Social de Freguesias desta união de freguesias.

O Projecto, que já vem a ser pensado e desenvolvido à algum tempo, reúne agora condições para realizar as primeiras sessões públicas, nas quais partilha com a população os objectivos e forma de realização.

As reuniões terão lugar no dia 11 deste mês e a duração de uma hora por localidade: das 20h00 às 21h00 na edifício da antiga Junta de Freguesia de Vale de Figueira; das 21h15 às 22h15 na Casa Convívio de São Vicente do Paúl.

PUBLICIDADE

O tema “O nosso património – recolha, estudo e defesa”  é o mote nos cartazes que apelam à participação cívica, com as Igrejas matriz de São Vicente do Paúl e de Vale de Figueira a chamar a população.

O projecto valoriza a proximidade e cooperação de todos, para que o património cultural das freguesias em todas as suas vertentes, não caia no esquecimento. Trata-se da recolha de informação acerca do património imaterial: saberes e ofícios tradicionais, tradições festivas e tradições orais; património material: lugares, edifícios e objectos e ainda relevância para a pessoa, histórias de vida, entrevistas e árvores genealógicas.

A autarquia junta-se assim à Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém, escolas, paróquia e toda a comunidade, para a realização deste projecto, como adianta em nota enviada ao Correio do Ribatejo.

PUBLICIDADE
info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS