A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira é uma união de freguesias piloto no Projecto Rede Freguesias da AEDPHCS – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém. A coordenar o projecto está a Comissão Social de Freguesias desta união de freguesias.

O Projecto, que já vem a ser pensado e desenvolvido à algum tempo, reúne agora condições para realizar as primeiras sessões públicas, nas quais partilha com a população os objectivos e forma de realização.

As reuniões terão lugar no dia 11 deste mês e a duração de uma hora por localidade: das 20h00 às 21h00 na edifício da antiga Junta de Freguesia de Vale de Figueira; das 21h15 às 22h15 na Casa Convívio de São Vicente do Paúl.

PUBLICIDADE

O tema “O nosso património – recolha, estudo e defesa”  é o mote nos cartazes que apelam à participação cívica, com as Igrejas matriz de São Vicente do Paúl e de Vale de Figueira a chamar a população.

O projecto valoriza a proximidade e cooperação de todos, para que o património cultural das freguesias em todas as suas vertentes, não caia no esquecimento. Trata-se da recolha de informação acerca do património imaterial: saberes e ofícios tradicionais, tradições festivas e tradições orais; património material: lugares, edifícios e objectos e ainda relevância para a pessoa, histórias de vida, entrevistas e árvores genealógicas.

A autarquia junta-se assim à Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém, escolas, paróquia e toda a comunidade, para a realização deste projecto, como adianta em nota enviada ao Correio do Ribatejo.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…