SCOCS com jovens do concelho de Tomar em movimento aquém e além fronteiras

A Associação Sport Clube Operário de Cem Soldos (SCOCS), do concelho de Tomar, é uma associação juvenil de grande dinamismo, que assegura na sua actividade várias oportunidades de empoderamento e de aquisição de competências para os jovens da aldeia e do concelho.

No âmbito do projecto ERASMUS+, e em parceria com outras entidades, a Associação SCOCS tem vindo a desenvolver regulamente projectos de intercâmbio internacional.

Mais uma vez, na última semana de Junho, um grupo de jovens cem soldenses, saiu em missão internacional, desta vez para a Noruega, em representação da associação para um programa de actividades dedicado ao contacto intercultural e ao respeito por outras culturas.

Nos últimos três anos, o programa de intercâmbios da Associação SCOCS, tem na base uma parceria com uma associação juvenil italiana, de Apollosa e uma associação juvenil norueguesa de Midtdalen, e envolveu 29 participantes portugueses, no total de aproximadamente 100 jovens dos três países.  Este ciclo foi iniciado por um primeiro encontro no concelho, em Cem Soldos no ano de 2016, que envolveu 40 jovens de quatro países. Em 2017, foram organizados encontros em Itália e na Hungria, e em 2018 na Noruega. Neste período, as actividades de intercâmbio internacional organizadas pela Associação SCOCS integraram cerca de 50 jovens do concelho, que são estimulados pelo contacto de outras culturas e vivências na Europa e no Mundo.

Com base nesse mesmo compromisso com a formação e capacitação jovem, a Associação SCOCS abre as inscrições para o Campo Trabalho Juvenil BONS SONS. A iniciativa é uma peça fundamental para a preparação da aldeia para o Festival BONS SONS, possibilitando uma participação activa nessa iniciativa comunitária de grande alcance, mediante a realização de várias actividades de preparação de espaços, comunicação, e apoio à produção do evento. O campo decorre entre 18 Julho e 25 de Agosto e é dirigido a jovens com idades entre os 12 e 25 anos. A participação no campo de trabalho, inclui o acesso ao BONS SONS’18 e a uma semana de campo de férias na praia de São Martinho do Porto, de 26 a 31 de Agosto.

As inscrições, por período semanal e outros detalhes estão disponíveis na Associação SCOCS, que pretende manter os jovens do concelho em movimento e aprendizagem, aquém e além fronteiras.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS