O director da Segurança Social de Santarém, Renato Bento, alertou para a necessidade de consciencializar a sociedade para o tratamento digno dos idosos, referindo que as “Instituições e a segurança social não podem fazer o papel das famílias”.

A intervenção foi feita durante a sessão de encerramento das comemorações do Dia Mundial do Alzheimer, organizado pela Associação Alzheimer Portugal, que decorreu no Convento de São Francisco, em Santarém, a 26 de Setembro.

Embora esclareça que a Segurança Social é um parceiro “para a vida e para além da vida” de todas as famílias e Instituições Particulares de Segurança Social, as famílias têm de ter presente que os idosos têm de ser tratados com dignidade e carinho, especialmente os que sofrem com demências, como no caso particular dos utentes da Associação Alzheimer Portugal. O director acrescentou também que mesmo que se desenvolva políticas públicas de protecção dos mais desfavorecidos, no caso dos idosos, há “a necessidade de cuidar de quem já cuidou de nós” para mitigar o flagelo do abandono de idosos.

A presidente da associação, Manuela Morais, deixou largos agradecimentos a todos os parceiros da Alzheimer Portugal que contribuíram para proporcionar mais um dia de felicidade aos utentes da instituição, relembrando que o papel destas associações é ajudar e ensinar as famílias a cuidar de pessoas com demências.

As celebrações juntaram várias dezenas de utentes e funcionários das várias delegações da instituição e contaram com muita animação com a participação de Carla e Tó Heitor, o Grupo de Danças e Cantares Ribatejanos de Santarém, jogos tradicionais e o grupo D’Outrora com o espetáculo Fusão com Fado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.