Com o objetivo de assegurar o aperfeiçoamento contínuo das competências e habilidades dos enfermeiros e garantir a resposta às necessidades de formação expressas pela equipa, o Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde da Lezíria promoveu, no passado dia 5 de junho, um dia de formação dedicada à reflexão e análise de várias temáticas.

As enfermeiras Ana Brandão e Elisabete Lopes deram início à ação, com uma intervenção dedicada à temática “Posicionamentos e Mobilizações no Doente do Foro Ortopédico”, dirigida aos enfermeiros do Serviço de Cirurgia Geral, tendo ilustrado a apresentação com exemplos práticos. Esta sessão assumiu como objetivos fomentar a troca de experiências entre as equipas de enfermagem dentro do departamento cirúrgico, assim como otimizar os cuidados de enfermagem em doentes do foro orto-traumatológico.

Seguiu-se a intervenção da enfermeira Mariana Fialho, subordinada ao tema “Ginástica Laboral em Contexto Hospitalar”, onde apresentou, com recurso a uma abordagem interativa, o conceito de “ginástica laboral” e a sua importância enquanto medida preventiva para o desenvolvimento de lesões musculosqueléticas.

No período da tarde, foi a vez das enfermeiras Cláudia Dias e Natália Vilela exporem a sua apresentação intitulada “SClínico/ Padrões de Qualidade”, onde deram a conhecer as novas funcionalidades do Sclínico, o sistema de informação utilizado por médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde.

Simultaneamente, Carla Ferreira, enfermeira chefe do Serviço de Cirurgia 2, conduziu uma sessão subordinada ao tema “Empatia e Comunicação Humanizada”, que teve como público-alvo os assistentes operacionais, onde abordou tópicos como a comunicação verbal e não-verbal, além de apresentar estratégias eficazes de comunicação.

As respetivas formações foram dinamizadas pelos ELOS da formação em serviço, enfermeiras Joana Silva e Mariana Fialho, em parceria com os enfermeiros gestores do departamento cirúrgico – Carla Ferreira, Filipe Correia e Graça Lanhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…