Com o objetivo de assegurar o aperfeiçoamento contínuo das competências e habilidades dos enfermeiros e garantir a resposta às necessidades de formação expressas pela equipa, o Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde da Lezíria promoveu, no passado dia 5 de junho, um dia de formação dedicada à reflexão e análise de várias temáticas.

As enfermeiras Ana Brandão e Elisabete Lopes deram início à ação, com uma intervenção dedicada à temática “Posicionamentos e Mobilizações no Doente do Foro Ortopédico”, dirigida aos enfermeiros do Serviço de Cirurgia Geral, tendo ilustrado a apresentação com exemplos práticos. Esta sessão assumiu como objetivos fomentar a troca de experiências entre as equipas de enfermagem dentro do departamento cirúrgico, assim como otimizar os cuidados de enfermagem em doentes do foro orto-traumatológico.

Seguiu-se a intervenção da enfermeira Mariana Fialho, subordinada ao tema “Ginástica Laboral em Contexto Hospitalar”, onde apresentou, com recurso a uma abordagem interativa, o conceito de “ginástica laboral” e a sua importância enquanto medida preventiva para o desenvolvimento de lesões musculosqueléticas.

No período da tarde, foi a vez das enfermeiras Cláudia Dias e Natália Vilela exporem a sua apresentação intitulada “SClínico/ Padrões de Qualidade”, onde deram a conhecer as novas funcionalidades do Sclínico, o sistema de informação utilizado por médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde.

Simultaneamente, Carla Ferreira, enfermeira chefe do Serviço de Cirurgia 2, conduziu uma sessão subordinada ao tema “Empatia e Comunicação Humanizada”, que teve como público-alvo os assistentes operacionais, onde abordou tópicos como a comunicação verbal e não-verbal, além de apresentar estratégias eficazes de comunicação.

As respetivas formações foram dinamizadas pelos ELOS da formação em serviço, enfermeiras Joana Silva e Mariana Fialho, em parceria com os enfermeiros gestores do departamento cirúrgico – Carla Ferreira, Filipe Correia e Graça Lanhoso.

Leia também...

Rio Maior cria equipa para realizar inquéritos epidemiológicos

A Câmara Municipal de Rio Maior vai colaborar com a Saúde Pública na realização de inquéritos epidemiológicos, criando um equipa de 10 colaboradores. Os colaboradores…

Observatório aponta falta de investimento na saúde mental e quer mais psicólogos no SNS

Portugal continua com atraso no acompanhamento da doença mental e nunca houve compromisso político sério para investir na área da saúde mental, conclui o…

BE aponta soluções para melhores cuidados de saúde no Médio Tejo

O Bloco de Esquerda manifestou-se preocupado com a prestação de cuidados de saúde ao nível dos cuidados primários e hospitalares na região do Médio…

Administradores hospitalares avisam que recusa às horas extra é “caminho perigoso”

Os administradores hospitalares manifestaram hoje preocupação com a crescente recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias obrigatórias por lei,…