A situação social do país e das instituições de solidariedade social da Igreja vai ser discutida na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que hoje começa em Fátima.

Os bispos católicos portugueses vão analisar o atual estado social, continuando a preocupação que tem manifestado nos últimos meses, tendo em conta a crescente procura do apoio das instituições de solidariedade social por parte das camadas mais desfavorecidas da sociedade.

Em outubro, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH), José Traquina, bispo de Santarém, afirmou, citado pela agência Ecclesia, que a Igreja quer “fazer parte da solução” no combate à pobreza, em Portugal, mas advertiu que as instituições de apoio social têm vindo a ficar “economicamente mais fragilizadas”, nas últimas décadas, com saldos negativos, exigindo “diálogo e sentido de responsabilidade” para ultrapassar as dificuldades.

Além deste tema, a agenda de trabalhos da Assembleia Plenária do episcopado fará também um ponto de situação sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis, sendo expectável uma resposta à carta aberta que a Associação de Vítimas de Abuso na Igreja em Portugal Coração Silenciado divulgou na semana passada e na qual manifestou “tristeza, desagrado e indignação” pela forma como os bispos têm “lidado com o tema dos abusos sexuais”.

O rescaldo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorreu em Lisboa em agosto, e a análise do relatório síntese da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que decorreu em Roma entre 04 e 29 de outubro, estarão também em destaque nos trabalhos da reunião plenária dos bispos portugueses, que decorrerão até quinta-feira.

Os trabalhos serão abertos hoje à tarde com uma intervenção do presidente da CEP, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas.

Leia também...

Nova comandante do Destacamento Territorial de Coruche da GNR tomou posse

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Destacamento Territorial de…

Pinheiro das Areias sofre novo revés

O “Pinheiro das Areias”, árvore com cerca de 300 anos classificada como…

Hospital de Santarém suspende visitas aos doentes internados

Como medida preventiva.
Foto Ilustrativa

Municípios da Lezíria “indignados” com Tiago Oliveira “cortam relações” com AGIF

Os presidentes dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo…