Margarida Oliveira, subdirectora da Escola Superior Agrária de Santarém, é a nova coordenadora do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para a Agricultura e Alimentação, órgão consultivo dinamizado pelo anterior líder Rui Rio. Presidida por Pedro Duarte, o CEN foi uma das ‘bandeiras’ do ex-presidente do PSD, Rui Rio, que em Abril de 2018 o apresentou com um conjunto de porta-vozes, então divididos em 16 áreas temáticas, que falariam em nome do partido e com a missão de preparar o programa eleitoral e outros documentos sectoriais.

Nessa altura, assumiram o cargo de porta-vozes antigos ministros do PSD do tempo de Cavaco Silva e Durão Barroso como Arlindo Cunha, Silva Peneda, Luís Filipe Pereira, Ângelo Correia, David Justino ou Maria da Graça Carvalho.

O novo CEN estará dividido em 25 áreas temáticas, cada uma com um coordenador (13 mulheres e 12 homens), dos quais 15 são independentes (não militantes no partido), de acordo com informação divulgada pelo PSD.

O PSD refere que os coordenadores são “membros reconhecidos tanto na vida académica como no mundo empresarial” e que o coordenador mais novo tem 25 anos e o mais velho 58.

Entre os coordenadores, contam-se alguns antigos deputados ou governantes, casos de Emídio Guerreiro (deputado em várias legislaturas e secretario de Estado do Desporto e Juventude do XIX e XX governo constitucional, Nuno Freitas (foi deputado e vereador na Câmara Municipal de Coimbra, cidade pela qual chegou a ser indicado como candidato nas últimas autárquicas pelas estruturas locais mas foi vetado pela direcção de Rio), Nuno Encarnação (deputado em três legislaturas e filho ‘histórico’ autarca de Coimbra Carlos Encarnação) ou Miguel Castro Neto (que foi secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza de Passos Coelho).

Inês Domingos, antiga deputada e consultora da Casa Civil do Presidente da República Portuguesa desde 2021, Nuno Sampaio, que foi assessor para os assuntos políticos da Casa Civil de Cavaco Silva, Joana Pinto Balsemão, actual vereadora da Câmara Municipal de Cascais, ou Rui Rocha, ex-presidente da distrital de Leiria do PSD (chegou a integrar a direcção de Rio mas demitiu-se por divergências políticas), são outros dos coordenadores escolhidos para o CEN.

Neste novo CEN, surgem também novas áreas temáticas, como a “Longevidade e bem-estar” ou a “Diversidade, inclusão e igualdade de género”, a par de outras que já existiam como saúde, educação, finanças ou defesa.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.