Conta a história que o basquetebol surgiu em Portugal em 1913, através de um professor de Educação Física suíço, de seu nome Rodolfo Horney. A primeira prova inter-regional realizou-se depois em 1922, entre as cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. A Federação Portuguesa de Basquetebol, a instituição que hoje titula a modalidade no nosso país, foi fundada poucos anos depois, em 1927.

Nessa época, poucos conseguiriam imaginar que os adeptos teriam mais tarde a possibilidade de apostar na sua equipa favorita, através de sites de apostas desportivas ou de slots online. Mas, a verdade é que o basquetebol foi ganhando fama e cada vez mais praticantes. Na década seguinte, em 1933, organizou-se o primeiro campeonato masculino e, no ano seguinte, em 1934, aconteceu o primeiro jogo feminino. Mas foram precisos vários anos até ser disputado o Primeiro Campeonato Nacional Feminino, em 1954.

Um dos primeiros grandes feitos do basquetebol português aconteceu em 1998, com a ida de Ticha Penicheiro para a WNBA, onde jogou pelos Sacramento Monarchs. Esta atleta da Figueira da Foz jogou durante 15 anos, tendo-se retirado em 2012. Foi considerada uma das 25 melhores jogadoras de sempre na Liga de Basquetebol Feminino norte-americano, em 2021.   Os anos 2000 foram um ponto de viragem, com a Seleção Masculina Sénior a conseguir o apuramento para a fase final de um campeonato da Europa.

Em 2021, Neemias Queta fez história ao ser o primeiro português a ser selecionado no Draft da NBA, tendo-se estreado na NBA a 17 de dezembro do mesmo ano. O jovem de 22 anos venceu a NBA Summer League, com a camisola dos Sacramento Kings. Tal como Neemias Queta, outros jogadores também aspiram a tamanhos feitos.

Com o basquetebol a driblar cada vez melhor de ano para ano, as perspetivas de futuro são bastante positivas. Exemplo disso são as prestações de Rúben Prey, de 17 anos, e de Stanley Borden, de 19 anos, ambos internacionais sub-20 portugueses. Rúben Prey vive e treina em Espanha, no Joventut Badalona e no CB Prat. O poste, com 2,08 metros de altura, tem sido alvo de atenção mediática na Europa, algo que alimenta o seu sonho de, um dia, vir a jogar na NBA.  Relativamente a Stanley Borden, este é um dos nomes que mais se tem destacado, visto ter entrado na Universidade de Duke, sem deixar para trás os seus treinos diários com Mike Krzyzewski e com a primeira escolha do draft da NBA deste ano, Paolo Banchero.

No feminino, também Sara Guerreiro e Carolina Cruz, jovens internacionais portuguesas estão a dar provas de um talento que deverá assegurar o futuro do basquetebol português. Sara Guerreiro foi para a Universidade de South Florida, onde se juntou à equipa South Florida Bulls, tendo entretanto entrado para a equipa Iowa State Cyclones. 

Com estas relações desenvolvidas entre os jogadores portugueses e as várias Universidades onde o basquetebol está mais desenvolvido, as perspetivas para esta modalidade, a nível nacional, parecem bastante positivas. Atualmente, um dos pontos menos positivos no basquetebol, e talvez aquele em que se deve trabalhar, é a menor importância que se dá a este desporto em Portugal, quando comparada com o frenesim do futebol. A falta de investimento, quer a nível financeiro, quer de divulgação entre os media, torna o caminho do reconhecimento mais longo. No entanto, até agora, o basquetebol parece estar a “ganhar” o seu lugar. Espera-se, então, um memorável “lançamento ao cesto” que sirva para o equiparar à importância que o futebol tem no quotidiano dos portugueses e assim, o futuro será risonho.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…