O reitor do Santuário de Fátima defendeu hoje a necessidade de os cristãos não se fecharem sobre si e as suas necessidades, pois “é nestas horas difíceis que é mais importante vencer a indiferença diante do sofrimento dos outros”.

Nossa Senhora mostra “que o nosso lugar é junto à cruz de quem sofre: para ajudarmos, para consolarmos, para apoiarmos, para aliviarmos o sofrimento”, disse o padre Carlos Cabecinhas na homilia da missa que celebrou na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

“Quando, hoje, não apenas rezamos pela paz, mas também nos dispomos a acolher os refugiados que chegam, por causa da guerra, na Ucrânia ou em outras partes do mundo, estamos a imitar a atitude de Maria junto à cruz”, disse.

Quando “nos recusamos a ficar indiferentes diante do sofrimento de tantas pessoas, de tantos inocentes, atingidas pelas consequências de uma guerra cruel e absurda; quando condenamos uma agressão e vontade de domínio, que não tem em conta o sofrimento que provoca e não hesita em recorrer aos mais hediondos meios para aterrorizar e vencer, estamos a imitar a coragem de Maria, junto à cruz, quando todos os outros fugiram ou se esconderam”, acrescentou o reitor do Santuário de Fátima.

Carlos Cabecinhas sublinhou, também, perante os muitos peregrinos presentes na cerimónia, que, nestes dias de Semana Santa, a Palavra de Deus exorta a que os cristãos estejam “junto à cruz de quem sofre” ao seu lado.

“Hoje, exorta-nos a acolhermos os refugiados ucranianos que chegam sem nada”, afirmou.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…