A União de Santarém foi eliminada da Taça de Portugal na derrota perante o Farense. Os algarvios venceram o jogo por 1-2 com golos de Fabrício Simões (10′) e Fábio Nunes (48′). Didi (34′) reduziu para os escalabitanos.

A vitória do Farense acaba por aceitar-se mas a União vendeu cara a derrota e sai de cabeça bem erguida da Taça de Portugal.

Palavras de André Luís, Treinador da União Desportiva de Santarém:

“Sabíamos que as coisas iriam voltar a acontecer como no início do campeonato. Há que salientar o espírito da minha equipa. Infelizmente nestes jogos, sofremos golos de equipas mais fortes nos últimos minutos e hoje, por incrível que pareça, sofremos nos primeiros 10 minutos, sofremos em cima do intervalo. Tivemos capacidade de empatar ao um igual mas já não tivemos capacidade de chegar ao 2-2. Na segunda parte, devíamos ter retardado mais o golo, não conseguimos… basicamente tudo nos correu mal nesse lance e eles chegam muito cedo ao 2-1 na segunda-parte. Mediante isso fizemos o que pudemos mas acho que demos um bela imagem… As pessoas de Santarém acabaram por ficar contentes porque realmente não vínhamos de bons resultados, perceberam que a equipa retomou o nível que já tinha até então e podem ficar descansados com esta equipa. Somos uma equipa que dá replica, não interessa muito perceber se o farense jogou com intensidade baixa ou não, interessa-me sim olhar para dentro e percebi que a minha equipa tem capacidade para se bater com qualquer adversário. Contra equipas profissionais conta muito o factor intensidade durante mais tempo e nós realmente, nos últimos 15, 20 minutos, não digo que faltou as pernas mas faltou clarividência para chegar mais vezes à área adversária. Mais vezes não é sinonimo de fazer golos, mas a verdade é que na primeira parte tivemos duas ou três ocasiões, fizemos um golo e na segunda faltou-nos esse fogo lá na frente. No geral acho que a nossa equipa teve um nível alto e acabou, apesar da derrota, por ganhar confiança para preparar o próximo jogo com o Castelo Branco, que é o nosso objectivo.”



2.ª Eliminatória da Taça de Portugal, Campo Chã das Padeiras, em Santarém. Dia de sol e cerca de mil

O Farense puxou dos galões e entrou melhor no jogo, impondo velocidade e tendo no tridente ofensivo Ryan Gauld, Fabrício e Álvaro Gomes as suas pedras mais avançadas.

Ninguém estranhou, por isso, que aos nove minutos o guarda-redes Gonçalo fosse obrigado a fazer falta sobre Ryan Gauld que, mais veloz que a defensiva escalabitana, se encaminhava para a baliza. O penalty não mereceu contestação e chamado a marcar, Fabrício fez o primeiro golo para os algarvios. As contrariedades do primeiro quarto hora da partida não ficaram por aqui e, numa disputa de bola a meio campo, Saavedra lesiona-se e vê-se obrigado a dar o lugar a Tomáz Cardoso.

A União de Santarém, após o golo sofrido, não se intimidou e disputou a partida em cada palmo de terreno. Aos 21 minutos, falta sobre Leo à entrada da área, na zona frontal. Chamado a marcar, Hugo Grilo rematou contra a barreira. A União começou a subir mais no terreno e aos 33 minutos chegou mesmo ao empate, num forte e colocado remate de Didi, servido na direita por Nuno Longo. Um golo muito festejado nas bancadas.

Aos 30 minutos o jogo parou um minuto para os jogadores se refrescarem, devido aos quase 30 graus que se verificavam à hora do jogo. Nos quatro minutos dados pelo juiz lisboeta o jogo não se alterou e as equipas foram para o intervalo empatadas a uma bola, resultado que se aceita e premeia a melhor entrada do Farense e a consequente resposta unionista.

Ao intervalo a Federação Portuguesa de Futebol homenageou a União Desportiva de Santarém pela passagem do seu 50.º Aniversário, assinalado a 23 de Agosto.

No reatamento não houve alterações nas duas equipas e voltou a começar melhor o Farense, a chegar ao golo muito cedo (3’) por intermédio de Fábio Nunes, muito rápido a aparecer frente a Gonçalo e a colocar, de novo, os algarvios em vantagem. Aos 65’ o Farense teve oportunidade de aumentar a contagem após uma perda de bola na defensiva unionista a isolar Ryan Gauld que rematou à figura de Gonçalo que entretanto saiu a fazer a mancha.

Num derradeiro esforço para chegar à igualdade André Luís manda subir o central Yaka Medina para ponta de lança, acabando a partida com uma frente alargada de avançados (com Ruben Gouveia, Leo e Didi), mas o resultado não viria a sofrer alterações. No último momento da partida a União beneficiou de um livre com a bola a chegar à cabeça de Yaka que rematou ao lado do poste esquerdo da baliza do Farense.

A vitória da turma algarvia acaba por aceitar-se mas a União vendeu cara a derrota e sai de cabeça bem erguida da Taça de Portugal.


Equipas do jogo da 2.ª Eliminatória da Taça de Portugal no Campo Chã das Padeiras, em Santarém.

Árbitro: Miguel Nogueira, assistido por Tiago Leandro e José Mira. 4.º árbitro: Hélder Carvalho.

U. Santarém: Gonçalo 21 Nuno Longo (Ruben Gouveia, 83’) 12 Yaka Medina 44 Hugo Grilo 62 Allan Peixoto 4 Carajana (André Pires, 83’) 19 Saavedra (Tomás Cardoso,10’) 27 João Martins 7 Ganhão 25 Gonçalo 17 Leo 13 Didi Suplentes não utilizados: 97 Diogo, 3 Miguel Lopes, 20 Pedro Augusto, 50 Mendonça e 52 Peres.

Treinador: André Luís

SC Farense, SAD: 90 Fernandes 17 Miguel Bandarra 33 Nogueira 41 Cassio 20 David (Rafael Soares, 82’) 14 Jesus (Pedro Simões, 79’) 6 Filipe Silva 92 Fábio Nunes 23 Ryan Gauld 9 Fabrício 77 Álvaro Gomes (Patrick, 79’) Suplentes não utilizados: 99 Carvalho, 21 Irobiso, 2 Matheus Silva, 96 Rafael Soares.

Treinador: Sérgio Vieira.

Acção disciplinar: Cartões amarelos para: Filipe Silva, 84’ e Fábio Nunes, 90’. Golos: 0-1 9’ Fabrício (gp); 1-1 33’ Didi; 1-2 48’ Fábio Nunes; Ruben Gouveia 92’.

Golos: 0-1 9’ Fabrício (gp); 1-1 33’ Didi; 1-2 48’ Fábio Nunes;

Ao intervalo: 1-1

Resultado final: 1-2

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…