O Município do Cartaxo está a distribuir um aviso à população de todo o concelho, para esta saber identificar e detectar a presença da vespa velutina. A iniciativa da Autarquia surge na sequência da detecção de duas situações a envolver esta espécie em Vale da Pedra e na Lapa.

No aviso distribuído à população, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, exorta os munícipes a reportar ao Serviço Municipal de Proteção Civil do Município (SMPC) a presença da vespa asiática.

Num comunicado enviado ao Correio do Ribatejo, o autarca esclarece que no concelho do Cartaxo já foram identificadas duas situações.

“Em Vale da Pedra foi detectado um ninho primário já abandonado pelas vespas, que foi retirado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. Na Lapa foram encontradas várias vespas asiáticas junto de colmeias, tendo sido recolhidas algumas amostras desta espécie” refere o presidente.

No caso da Lapa, o alerta foi dado por um apicultor da zona e nas buscas realizadas pela GNR e pelos serviços municipais para detectar a presença da espécie “não foi encontrada qualquer ninho”, refere a mesma nota.

No aviso lançado pelo município, é pedido à população que se mantenha alerta e que os apicultores “devem dar especial atenção às recomendações das autoridades”.

A vespa velutina é uma espécie mais agressiva do que a vespa europeia e ao sentir-se ameaçada reage de forma agressiva, podendo mesmo realizar uma perseguição durante centenas de metros.


Como identificar?
A vespa velutina também chamada de vespa asiática, é uma vespa de grandes dimensões (rainhas: corpo +/- 3 cm, obreiras: corpo +/- 2,5 cm). A cabeça é preta com face laranja/amarelada. Os ninhos têm uma forma redonda ou em pêra com cerca de 1 metro de altura e 80 cm de diâmetro, em árvores com mais de 5 metros de altura. A entrada e saída dos ninhos é feita por um orifício lateral.

O que fazer?
Não deve, em qualquer circunstância, destruir o ninho, pois existe o risco de disseminar as vespas que constroem novos ninhos. Em caso de avistamento de algum ninho, deve comunicar de imediato para o portal www.sosvespa.pt<http://www.sosvespa.pt>, para a linha SOS Ambiente 808 200 520 ou no caso de viver no concelho do cartaxo, para o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município do Cartaxo através do 243 700 288

Leia também...

Fábio Piedade não resistiu aos ferimentos causados por queda acidental

Fábio Piedade não resistiu aos ferimentos sofridos na sequência de uma queda…

Programação cultural de Santarém visa unir o território e dar coesão social 

A programação de Verão em Santarém começou sábado, com centenas de eventos…

Região do Médio Tejo anuncia redução de 40% nos passes dos transportes ferroviários

Os passes nos transportes públicos ferroviários vão ter uma redução de 40%…

Proteção Civil envia SMS preventivo à população devido a risco extremo

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou hoje mensagens…