VÍDEO | Ajuda de Mãe em Santarém entre os distinguidos do Prémio BPI “La Caixa” Solidário

O Gabinete da Ajuda de Mãe em Santarém foi este ano um dos vencedores do Prémio BPI La Caixa ‘Solidário’ com o projecto ‘By Ajuda de Mãe’. O valor deste prémio irá permitir “apoiar melhor as mães e famílias em Santarém”, segundo refere a instituição. No total, foram 23 os projectos sociais distinguidos com 750 mil euros do Prémio BPI “La Caixa” para apoiar a transição ou reinserção de jovens e adultos na vida activa.

Segundo uma nota enviada ao Correio do Ribatejo, são cinco os prémios BPI “La Caixa”, no valor de 3,75 milhões de euros, repartidos por áreas de intervenção social que abrangem a deficiência ou incapacidade permanente (Capacitar), os mais velhos (Seniores), jovens e adultos (Solidário), os mais novos (Infância) e os meios rurais (Rural). Desde 2010 foram atribuídos 12,7 milhões de euros a 435 projectos sociais que beneficiaram cerca de 120 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

O comunicado destaca que os projectos distinguidos “revelam várias respostas sociais, combate ao desperdício alimentar, iniciativas de musicoterapia, capacitação, saúde, empreendedorismo e empregabilidade”. A presidir ao júri deste prémio pela segunda vez, o sociólogo António Barreto salientou “o mérito, o esforço e o sentido de humanidade dos responsáveis, funcionários e voluntários das instituições premiadas”.

Nesta quarta edição do prémio foram recebidas 132 candidaturas, que foram avaliadas tendo em conta critérios de qualidade, sustentabilidade e relevância dos projectos. Segundo dados oficiais, em 2018, cerca de 2,2 milhões de pessoas (21,6% da população) encontravam-se em situação de pobreza ou de exclusão social em Portugal.

A taxa de pobreza ou de exclusão social é um indicador síntese utilizado pelo sistema estatístico da União Europeia (Eurostat) para caracterizar as famílias e as pessoas que se encontram em, pelo menos, uma das três situações seguintes: pobreza monetária, privação material severa, afastamento do mercado de trabalho, traduzido pela baixa intensidade laboral per capita do agregado familiar. Apesar da diminuição de 23,3 para 21,6% – e de registar o valor mais baixo desde o início da presente série em 2004 –, o indicador revela que quase mais de um quinto da população vive ainda em situação de pobreza ou de exclusão social.

Os prémios BPI ”La Caixa” destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, criem igualdade de oportunidades e devolvam a dignidade e a esperança a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS