Cerca de quinhentos congressistas apresentaram e debateram projectos por si desenvolvidos esta terça-feira, 8 de Outubro, no congresso “cientistas de palmo e meio”, em Alcanede.

O congresso, promovido e inserido nas comemorações dos 40 anos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), reuniu alunos entre os 5 e 12 anos da escola básica de Alcanede, parceira no projecto, e de estabelecimentos de ensino envolventes ao Parque Natural e ainda uma escola de Lagos que faz um trabalho de investigação idêntico mas em ambiente marinho.

Durante o congresso, os alunos apresentaram comunicações de projectos de Ciência e de Educação Ambiental resultantes de trabalhos de índole pedagógica e científica, desenvolvidos no meio escolar, que incidem sobre o Parque Natural e ainda os diferentes processos de estimulação para a investigação científica e para a conservação da natureza.

PUBLICIDADE

“A Pedra – do Passado ao Futuro”, “Abelhas Saudáveis sem Pesticidas”, “Ciência em Movimento”, “Ciência no Pátio – Projeto OSOS”, “Predação Jurássica”, “Aprender fazendo com MICROBIT” e “Algar, um Laboratório Vivo” foram os trabalhos apresentados pelos pequenos cientistas.

A ideia do congresso surgiu em Agosto de 2018, durante o 24.º Congresso Internacional de Biologia Subterrânea. Para Helena Vieira, Directora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, esta foi a forma encontrada para mostrar aquilo que se faz na escola.

Ao envolver os alunos das várias faixas etárias neste evento, pretendeu-se cativar, educar e criar cidadãos críticos e activos, capazes de defenderem e compreenderem o mundo que os rodeia, o que para Rui Pombo, director Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) é importante pois dá uma visão dos mais jovens sobre o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

O congresso contou ainda com um Conselho Científico-Pedagógico que avaliou a qualidade das comunicações propostas.

A iniciativa continuou durante a tarde com visitas ao Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta “Algar do Pena”, à Jazida de icnitos de Vale dos Meios e ao LabMobel, estacionado no pátio da escola.

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

Governo vai ponderar entre hoje e quinta-feira encerramento de escolas

O Presidente da República afirmou que o Governo vai ponderar, entre hoje…

Praxes virtuais foram moda este ano lectivo

Este ano lectivo, por força da pandemia, as praxes académicas dos novos…

Câmara de Alpiarça cede computadores aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Alpiarça cedeu 35 computadores ao Agrupamento de Escolas…