VÍDEO|Presidente da Câmara de Santarém toma o pulso às obras em curso no concelho

O presidente da Câmara Municipal de Santarém realizou, esta semana, um périplo pelas várias obras em curso no concelho.

Em particular, o autarca visitou as obras de ampliação do Centro de Inovação Empresarial de Santarém (CIES)/Startup Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, na companhia de Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém. Esta intervenção, que está a decorrer dentro dos prazos previstos, tem como objectivo a criação de mais gabinetes para a instalação de novas empresas.

PUBLICIDADE

Deste modo, com a ampliação o CIES, passa a contar no Piso 0 com a Recepção/ hall, Átrio, Sala de Formação, gabinetes e instalações sanitárias, enquanto que o Piso 1 conta com um Auditório, gabinetes e zonas de arquivo.

Também os trabalhos de requalificação do Mercado Municipal de Santarém avançam como previsto. Na visita realizada por Ricardo Gonçalves e pelo presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarem, “verificou-se que todos os trabalhos de requalificação avançam dentro dos prazos previstos”, segundo uma nota da autarquia.

De seguida, os autarcas deslocaram-se à obra de construção do Crematório de Santarém, cujos trabalhos, que iniciaram em Setembro de 2019, estão a avançar a “bom ritmo”.

De referir que o crematório está a ser construído numa área plana, a nascente, em resultado do processo de ampliação do cemitério, adjacente ao muro limítrofe inferior do cemitério, com acesso viário pela Rua da Imaculada Conceição, no prolongamento da Rua Tenente Valadim e da Avenida António dos Santos.

Também a empreitada de reabilitação dos diques de Ómnias e do Rebentão prossegue dentro dos prazos estipulados. Esta intervenção visa a reconstrução do corpo do dique do Rebentão, no troço em ruina, bem como a reparação de fissuras e dos revestimentos degradados. Uma obra que conta ainda com a limpeza, a desmatação, o abate e a poda de árvores no espaço adjacente.

Em fase de conclusão encontram-se as obras de urbanização na Quinta das Fontainhas, cuja intervenção visou a reabilitação do espaço de jogo e recreio, a remodelação de pavimentos na zona de lazer, a plantação de árvores e arbustos, conferindo ao espaço um novo conforto através da instalação de mobiliário urbano moderno. Na zona poente da urbanização foi ainda contruído um muro de suporte, para conferir maior segurança às infra-estruturas existentes.

A segunda fase das obras de ampliação da EB1/JI do Vale, avança, igualmente “a bom ritmo”, segundo refere uma informação da autarquia.

Esta intervenção tem como objetivo aumentar as condições de conforto e de aprendizagem dos alunos neste estabelecimento, de forma a facultar, neste Núcleo Escolar, condições idênticas às existentes nos novos centros escolares do Concelho.

Pretende-se ainda com esta intervenção, dotar a escola de um centro de recursos/biblioteca, de acordo com o estipulado na Carta Educativa.

O autarca terminou o dia com uma visita às obras de consolidação na Encosta de Santa Margarida, sendo que o Município de Santarém anunciou a criação de um novo espaço de lazer no topo da encosta.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS