As Jornadas de Cultura decorrem no concelho de Salvaterra de Magos de 8 a 17 de Setembro e incluem espectáculos musicais, apresentação de livros, homenagens, exposições, teatro de marionetas, visita aos Concheiros de Muge e ainda a inauguração das obras de requalificação da Escola “O SECULO”, em Salvaterra de Magos e a inauguração do Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e assinala este ano a 10ª edição, destacando, entre outros temas, os 640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos e os 160 anos da descoberta dos Concheiros de Muge.
“São 10 anos a promover a nossa história, a nossa cultura, o nosso património, a nossa identidade “, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio.
A programação teve início na sexta-feira (dia 8), pelas 21h00, na Capela Real, em Salvaterra de Magos, com o evento “Há Música na Capela”, que junta animação, música medieval e o Projecto “Raízes” com Diamantina Rodrigues (voz de fado) e Joaquín Moreno (voz flamenco), acompanhados por Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Guitarra Flamenca, Percussão, Contrabaixo e Corpo de Baile. O evento vai contou também com a apresentação da publicação, de distribuição gratuita, Cadernos de História e Memória IV, este ano dedicada ao tema “640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos (1383-2023)”.
Hoje, sábado, 9 de Setembro, vai decorrer, pelas 16h00, em Salvaterra de Magos, a inauguração das obras de requalificação da Escola “O SECULO”, seguida da apresentação do livro infanto-juvenil “O Rapaz Falcão de Salvaterra de Magos”, da autoria da jornalista Catarina Fonseca, com ilustrações
de Helena Simas. Haverá espectáculo com “Palhaço Sorriso”, apontamento musical a cargo de Rocktonight Trio com Laura Macedo, Marcelo Silva e João Pedro Casinhas e ainda distribuição gratuita de livros e de gelados. Todos os anos, a Câmara Municipal incute um cariz solidário à iniciativa, sugerindo que o livro possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será depois distribuída através do projecto municipal “Loja Social”.
À noite (21h00), no Largo da República, junto ao Mercado de Cultura de Marinhais, vai ter lugar uma Noite de Fados com Matilde Cid, Joana Amendoeira e Gonçalo Castelo Branco, acompanhados
pelos músicos Bernardo Romão (Guitarra Portuguesa) e Bernardo Saldanha (Viola de Fado). A Câmara Municipal vai também, no momento, realizar uma homenagem à fadista popular Marina Rodrigues, de Salvaterra de Magos.
O Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo será inaugurado a 10 de Setembro, domingo, pelas 10h30, contando com apontamento musical de Joana Feijão e a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo. Para as 12h está marcado, na Casa do Povo, o lançamento do estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar” – volume 1, pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.
No dia 16 de Setembro, sábado, o programa inicia com o Projecto Municipal Praça ComVida, no Mercado Diário de Salvaterra de Magos, pelas 10h30, com “Gastronomia também é Cultura” pelo Chef Luís Machado.
A Casa do Povo de Muge recebe (16h00) a inauguração da Exposição “Nas Margens do Passado – Os Concheiros de Muge” com distribuição do nº.18 do jornal “O Mugense” e o lançamento da 10ª edição da Revista Cultural Magos, de distribuição gratuita, cuja temática são os “160 anos da descoberta dos Concheiros de Muge (1863-2023)”. A música também vai marcar presença com a violinista Natália Juskiewicz e a fadista Teresa Tapadas acompanhadas por Guitarra Portuguesa e Viola de Fado.
Ainda no sábado (21h00), haverá concerto no Auditório da Escola “O SECULO”, em Salvaterra de Magos, com o Grupo Toc’Andar, composto por António Grencho, Elias Oliveira, Manuel Monteiro, Joaquim David e o convidado especial Nuno Costa.
A manhã de domingo, 17 de Setembro, é dedicada à visita às escavações arqueológicas no Concheiro Cabeço da Amoreira, em Muge, com concentração pelas 10h00 na Casa do Povo de Muge e disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal.
Pelas 15h00, o Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, acolhe a Exposição “Artes da nossa Terra” – peças em correaria de José Eugénio Pereira Caneira e o Teatro de Marionetas “Dom Roberto” e “Na Tal Estrela”, pela Companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, com distribuição gratuita de gelados.
Além das exposições referidas anteriormente, a 10ª edição das Jornadas de Cultura conta ainda com a exposição de Ilustrações de Helena Simas, na Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, até 17 de Novembro; a exposição “GDM: 95 anos ao serviço do Desporto em Marinhais”, no Mercado de Cultura de Marinhais, até 30 de Setembro; e a exposição “No Céu, no Ar, na Terra, no Mar”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, até 30 de Setembro.