O Dia Mundial da Criança em Santarém juntou certa de 1000 alunos dos Jardins de Infância e do Primeiro Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, numa festa com muita animação, música, dança e banhos refrescantes.

Foram distribuídos pelos participantes à chegada, braçadeiras por forma a utilizarem em segurança todas as piscinas do Complexo Aquático.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “é fundamental assinalarmos este dia para relembrar os direitos das crianças e garantir que são cumpridos todos os dias. No Dia Mundial da Criança, elas são o centro de todas as atenções e nós queremos oferecer-lhes um dia inesquecível”.

Neste dia solarengo, com forte radiação solar, foi muito importante o apoio das Farmácias Confiança, Flamma Vitae e Mendonça, que ofereceram protetores solares, aplicados em todas as crianças ao longo do dia. Como a hidratação e a nutrição são fatores muito importantes para a saúde, sobretudo em dias de calor, este evento contou com o apoio do Continente, do Minipreço e do McDonald´s de Santarém, que ofereceram garrafas de água e fruta. Esta ação contou com o apoio de 50 voluntários, alunos dos cursos profissionais de Desporto da Escola Sá da Bandeira, da Escola Profissional do Vale do Tejo e da Escola Técnica e Profissional e do Ribatejo.

A todos os participantes foi disponibilizado almoço/piquenique para aproveitarem o máximo de tempo no Complexo Aquático de Santarém.

De referir que, o Dia Mundial da Criança foi assinalado pela primeira vez em 1950, numa iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Uma resolução que apela a que “todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, tenham direito a afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade”.

Leia também...

Detido pela PSP com 13 plantas de canábis

Um homem de 39 anos de idade foi detido pelo crime de…
Foto de Arquivo

MP alega que juíza de instrução “extrapolou funções” ao declarar nulidade da acusação no caso Sara Carreira

 O Ministério Público (MP) alega, no recurso para a Relação, que a…

Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar” encerra inscrições

O Município de Santarém, e através do Centro de Recolha Oficial de…

Santarém no Salão Imobiliário de Portugal

A Câmara Municipal de Santarém vai estar presente na 25 ª edição…