102 vinhos a concurso no Cartaxo

O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 3 e 4 de Abril, enólogos e especialistas que provaram 48 vinhos tintos, 37 vinhos brancos e 11 vinhos rosé, para dois concursos que vão premiar o Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo.

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri que contou com nove provadores – Pedro Gil, Maria Vicente, Francisco Cruz Ferreira, Carlos Sardinha, Maria Lucinda Carvalho, Verónica Pereira, Helena Mira, António Gaspar e Hernâni Magalhães.

Sérgio Oliveira, técnico municipal da área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo e enólogo, um dos responsáveis pela organização dos concursos, assegurou que entre os provadores, “foi unânime a convicção de que, apesar das vicissitudes, essencialmente meteorológicas a que a campanha de 2018 esteve sujeita, os vinhos que se apresentaram revelaram-se de enorme qualidade. Alguns são mesmo surpreendentes pela elevada excelência apresentada”.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), lembrou que o Concurso de Vinhos do Cartaxo e o Concurso de Vinhos do Tejo, se realizam há 35 e há 20 anos, respectivamente, “foram criados e existem, para dar destaque ao trabalho dos produtores. A qualidade dos vinhos produzidos no Cartaxo, tal como em toda a região Tejo, tem vindo a crescer ao ritmo do investimento crescente das casas agrícolas na inovação. As mudanças que os produtores souberam fazer, em todas as fases do processo, a par da valorização do conhecimento ancestral, que nunca menosprezaram, dão hoje lugar a vinhos reconhecidos em todo o mundo. Estes concursos são um modo de premiar este esforço e reconhecer os resultados obtidos”.

As sessões de prova contaram com a participação de alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo – Miguel Gonçalves e Paulo Alberto -, que estiveram acompanhados pelo professor José Pereirinha. Eduardo Abade foi responsável pelo sistema informático de classificação dos vinhos, e contou com o apoio dos técnicos da área de Informática do município. A logística necessária para os dois dias de provas, ficou a cargo dos trabalhadores do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

Os vinhos premiados vão ser anunciados na Festa do Vinho do Cartaxo, que decorre de 30 de Abril a 5 de maio no Pavilhão Municipal de Exposições, e que este ano se apresenta com um convidado especial, o Pão. A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos, terá lugar logo no primeiro dia da Festa do Vinho e Pão – cerca das 17h00. Durante a cerimónia, vai ser possível provar os vinhos vencedores nas várias categorias, no que vai ser a primeira prova de vinhos da Festa.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS