Foto: Rui Louraço

Realizou-se em Almeirim o 17.º Convívio Sénior, numa organização da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, com o apoio do Município de Almeirim, que reuniu cerca de 450 idosos num dia marcado pela partilha, pela memória e pela emoção.

Vindos de Benfica do Ribatejo, da Azeitada, dos Cortiçóis e dos Foros de Benfica, homens e mulheres que deram uma vida inteira ao trabalho, à família e à terra voltaram a sentar-se à mesa num reencontro carregado de histórias, sorrisos e afetos. Para muitos, este é o grande momento do ano — o dia em que o tempo abranda, as distâncias desaparecem e as memórias ganham voz.

O convívio foi animado pela música de Jorge Paulo & Susana, que levou alegria aos presentes, mas o verdadeiro ponto alto aconteceu com a atuação do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, fiel guardião das tradições da freguesia. Entre palmas e emoção, o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Joaquim Catalão, não resistiu a juntar-se ao grupo em várias danças, partilhando com todos momentos de boa disposição e proximidade.

Durante a sua intervenção, Joaquim Catalão enalteceu a importância destes encontros, sublinhando que, para muitos dos presentes, “este é o único momento do ano em que se reencontram, revivem histórias e sentem, de novo, o calor da comunidade”.

Também a Presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Ana Teresa Saldanha Lopes, destacou o significado humano do evento, considerando-o “o maior convívio organizado pela freguesia”, pensado com carinho para que os séniores possam viver um dia diferente e sentir o reconhecimento de toda a comunidade. “A humanidade constrói-se nestes momentos, em que as pessoas se aproximam, se escutam e se respeitam”, referiu.

Este ano, o encontro aconteceu no primeiro dia das comemorações da Restauração da Independência, coincidindo também com o início da quadra natalícia. Com esse espírito, a Junta de Freguesia preparou um cenário alusivo ao Natal, onde todos puderam registar em fotografia a sua presença, levando para casa uma recordação que ficará guardada no coração.

Entre abraços, cantigas e memórias partilhadas, ficou a promessa de que, para o ano, a freguesia voltará a abrir os braços, com o mesmo carinho e a mesma dedicação, àqueles que fizeram e continuam a fazer a história de Benfica do Ribatejo.

Leia também...

150 Professores participam no II Encontro da CPCJ

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém promoveu ontem, dia 7 de setembro, o II Encontro “Conhecer para proteger…

Apoio a peregrinos de Fátima começa na sexta-feira

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje medidas de proteção e apoio aos peregrinos de Fátima, a partir de sexta-feira e até 13 de…

Tiago Mendes apresentado como patrono do Tejo Cup 2022

Tiago Mendes, antigo futebolista internacional, foi apresentado como patrono do torneio Tejo Cup 2022, numa cerimónia que se realizou na passada sexta-feira, 18 de…

Concelhos do distrito de Santarém afectados pelas restrições da doença hemorrágica epizoótica

Os concelhos de Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Mação, Salvaterra de Magos, Sardoal e Vila Nova da Barquinha estão abrangidos por…