Dezenas de elementos da primeira Companhia de Comandos criada em Moçambique, que integrava soldados da metrópole e das colónias, comemoraram os 50 anos de existência do curso, no passado dia 23 de Abril, em Almeirim.

Durante a manhã, vários Comandos marcaram presença num homenagem aos tombaram em combate durante a guerra do Ultramar, com deposição de flores entregues pelos Escuteiros de Almeirim e ao som da Banda Marcial de Almeirim, onde se seguiu um minuto de silêncio, em honra dos falecidos.

Cândido de Azevedo, organizador da iniciativa, afirma que nos Comandos “não há grandes diferenças e é o espírito que nos une, sejam eles comandantes, sargentos ou praças”, acrescentando que os integrantes deste curso, onde participaram 400 homens e só 90 tirou aproveitamento, estiveram durante dois anos “em guerra pura”.

O organizador recorda ainda que o regimento de Comandos, comandado por Jaime Neves, esteve “com as suas tropas da Amadora no Terreiro do Paço e participou no 25 de Abril”.

“Geralmente a extrema esquerda rotula-nos de que fomos contra-revolucionários, não é verdade. O 25 de Abril tomou outro rumo, um desvio, e então os Comandos tiveram de intervir no 25 de Novembro para repor o espírito que animou o 25 de Abril”, ressalva.

A iniciativa prosseguiu com um almoço na Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, e contou com o apoio de diversas empresas e entidades da cidade de Almeirim.

Leia também...

Arquivos de História: … pedras trabalhadas e numeradas. Por Candido Azevedo

Já aqui tive ocasião de referir a diverso tipo de fortalezas que os portugueses construíram nos diferentes territórios do seu Império. Referi na ocasião…

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Academia Portuguesa da História formalizam “ligação umbilical”

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em Santarém, firmou um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa da História, numa sessão que…

Câmara do Entroncamento mantém taxas municipais em 2022

A Câmara do Entroncamento vai manter em 2022 os valores das taxas de IMI, de 0,35% (urbano) e 0,8% (rústico), de IRS (0,5%) e…

Município de Ourém dá regalias a bombeiros voluntários do concelho

O Município de Ourém aprovou o regulamento do Cartão Social do Bombeiro Voluntário, medida que irá disponibilizar regalias aos elementos que integram de forma…