Dezenas de elementos da primeira Companhia de Comandos criada em Moçambique, que integrava soldados da metrópole e das colónias, comemoraram os 50 anos de existência do curso, no passado dia 23 de Abril, em Almeirim.

Durante a manhã, vários Comandos marcaram presença num homenagem aos tombaram em combate durante a guerra do Ultramar, com deposição de flores entregues pelos Escuteiros de Almeirim e ao som da Banda Marcial de Almeirim, onde se seguiu um minuto de silêncio, em honra dos falecidos.

Cândido de Azevedo, organizador da iniciativa, afirma que nos Comandos “não há grandes diferenças e é o espírito que nos une, sejam eles comandantes, sargentos ou praças”, acrescentando que os integrantes deste curso, onde participaram 400 homens e só 90 tirou aproveitamento, estiveram durante dois anos “em guerra pura”.

O organizador recorda ainda que o regimento de Comandos, comandado por Jaime Neves, esteve “com as suas tropas da Amadora no Terreiro do Paço e participou no 25 de Abril”.

“Geralmente a extrema esquerda rotula-nos de que fomos contra-revolucionários, não é verdade. O 25 de Abril tomou outro rumo, um desvio, e então os Comandos tiveram de intervir no 25 de Novembro para repor o espírito que animou o 25 de Abril”, ressalva.

A iniciativa prosseguiu com um almoço na Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, e contou com o apoio de diversas empresas e entidades da cidade de Almeirim.

Leia também...

MP pede nulidade do acórdão da Relação de Évora na parte dos metadados

O Ministério Público (MP) pediu junto do Tribunal da Relação de Évora…

Casa dos Patudos recebe a Exposição “Arte com Vinho” de Máximo Esposito

O Polo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai…

Campanha do Banco Alimentar angaria mais de 40 toneladas de alimentos na Lezíria do Tejo

Durante o fim de semana, o Banco Alimentar Contra a Fome de…

Santarém recebe VII Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria

A Associação de Médicos Internos da Lezíria de Medicina Geral e Familiar…