Dezenas de elementos da primeira Companhia de Comandos criada em Moçambique, que integrava soldados da metrópole e das colónias, comemoraram os 50 anos de existência do curso, no passado dia 23 de Abril, em Almeirim.

Durante a manhã, vários Comandos marcaram presença num homenagem aos tombaram em combate durante a guerra do Ultramar, com deposição de flores entregues pelos Escuteiros de Almeirim e ao som da Banda Marcial de Almeirim, onde se seguiu um minuto de silêncio, em honra dos falecidos.

Cândido de Azevedo, organizador da iniciativa, afirma que nos Comandos “não há grandes diferenças e é o espírito que nos une, sejam eles comandantes, sargentos ou praças”, acrescentando que os integrantes deste curso, onde participaram 400 homens e só 90 tirou aproveitamento, estiveram durante dois anos “em guerra pura”.

O organizador recorda ainda que o regimento de Comandos, comandado por Jaime Neves, esteve “com as suas tropas da Amadora no Terreiro do Paço e participou no 25 de Abril”.

“Geralmente a extrema esquerda rotula-nos de que fomos contra-revolucionários, não é verdade. O 25 de Abril tomou outro rumo, um desvio, e então os Comandos tiveram de intervir no 25 de Novembro para repor o espírito que animou o 25 de Abril”, ressalva.

A iniciativa prosseguiu com um almoço na Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, e contou com o apoio de diversas empresas e entidades da cidade de Almeirim.

Leia também...

Quatro viaturas apreendidas pela PSP em operação contra de corridas ilegais

Viaturas apreendias por alterações de características.

Parlamento homenageia historiador Joaquim Veríssimo Serrão

O parlamento homenageou hoje o historiador Joaquim Veríssimo Serrão, “um dos mais brilhantes historiadores portugueses”, que morreu em 31 de Julho, aos 95 anos.…

JMJ: Jovens doentes e reclusos vão rezar em Fátima com o Papa

O Papa Francisco vai ter jovens doentes e reclusos a rezarem com ele na Capelinha das Aparições, em Fátima, quando visitar pela segunda vez…

“+Coração” é uma porta de abrigo aos mais carenciados em Santarém

O Grupo nasceu em 2013, quando um grupo de leigos percebeu “que existiam na cidade muitas pessoas com dificuldades, ainda que não fossem sem-abrigo”.…