A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai assinalar amanhã, sábado, 4 de Fevereiro, no Espaço Jackson, o 1º Aniversário da Inclusão dos “Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Pelas 15h30, será inaugurada a exposição “Lenços de Namorados”, a qual reúne cerca de meia centena de peças recolhidas junto da população local.

Na ocasião será também prestado agradecimento público a Rita Pote, da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo e a Roberto Caneira, da Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo pelo trabalho que desenvolveram no âmbito deste projecto.

O apontamento musical estará a cargo de Manuel Monteiro e David Marques.

A Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de Fevereiro de 2022.

A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade da Glória do Ribatejo.

Os Bordados são uma manifestação que se mantém activa há várias gerações na Glória do Ribatejo. Este saber-fazer, transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres de Glória do Ribatejo, era e é aplicado na elaboração de várias peças de vestuário quotidiano, na roupa da casa e em outros objectos de utilidades diversas. A simbologia e funcionalidade associadas à aplicação destes bordados confere-lhes características que os diferencia de outros bordados, sem qualquer expressão comercial ou de ostentação de riqueza, já que estas peças deixam transparecer o rigor e o preceito de quem as “marca” (borda).

Leia também...

Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém comemora 38º aniversário

O Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico…

Celebrado contrato de empreitada para a Startup Ourém

A NERSANT e o Município de Ourém assinaram no dia 20 de…
Foto de arquivo

Moita Flores absolvido no caso das obras na ex-Escola Prática de Cavalaria em Santarém

O ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores foi hoje absolvido no…

Fundação Luiza Andaluz acolhe lançamento de livro com textos escritos pela fundadora da congregação

No dia 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 17h00, a…