A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai assinalar amanhã, sábado, 4 de Fevereiro, no Espaço Jackson, o 1º Aniversário da Inclusão dos “Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Pelas 15h30, será inaugurada a exposição “Lenços de Namorados”, a qual reúne cerca de meia centena de peças recolhidas junto da população local.
Na ocasião será também prestado agradecimento público a Rita Pote, da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo e a Roberto Caneira, da Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo pelo trabalho que desenvolveram no âmbito deste projecto.
O apontamento musical estará a cargo de Manuel Monteiro e David Marques.
A Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de Fevereiro de 2022.
A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade da Glória do Ribatejo.
Os Bordados são uma manifestação que se mantém activa há várias gerações na Glória do Ribatejo. Este saber-fazer, transmitido oralmente e em contexto prático pelas mulheres de Glória do Ribatejo, era e é aplicado na elaboração de várias peças de vestuário quotidiano, na roupa da casa e em outros objectos de utilidades diversas. A simbologia e funcionalidade associadas à aplicação destes bordados confere-lhes características que os diferencia de outros bordados, sem qualquer expressão comercial ou de ostentação de riqueza, já que estas peças deixam transparecer o rigor e o preceito de quem as “marca” (borda).