O incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira, 18 de Julho, nas encostas do Instituto Politécnico de Santarém e do Outeiro da Forca provocou danos num anexo e consumiu cerca de 20 hectares de mato e canavial.

O fogo que chegou a ter duas frentes activas só foi dado como extinto cerca das 21 horas. O incêndio chegou a ter dimensões preocupantes mas a rápida e fundamental intervenção dos quatro meios aéreos evitou a propagação do fogo a algumas habitações próximas e em zonas de difícil acesso.

Entre os prejuízos materiais, contabiliza-se um anexo ardido e algumas edifícios agrícolas espalhados pelas encostas, para além dos cerca de 20 hectares de mato e vegetação consumidos pelo fogo. As autoridades não deram conta de feridos nem de habitações atingidas pelas chamas.

A Linha do Norte esteve cortada, em ambos os sentidos, das 15h00 até às 16h20, altura em que as autoridades a reabriram mas de forma condicionada. Esta situação deveu-se sobretudo à passagem do incêndio para lá da linha numa zona junto ao rio Tejo e também para permitir o trabalho dos bombeiros, que tinham de proteger algumas habitações naquela zona.

Também a residência de estudantes do Instituto Politécnico de Santarém foi alvo de evacuação devido à proximidade das chamas ao edifício.

Nas operações estiveram perto de 90 operacionais, 25 viaturas de combate a incêndios de várias corporações da região e ainda quatro meios aéreos.

As operações de rescaldo ainda estão a decorrer com 38 operacionais e dez viaturas no terreno.

Leia também...

Despiste no IC10 faz dois mortos em Santarém

Um despiste no Itinerário Complementar 10 (IC10), no concelho de Santarém, causou esta madrugada duas vítimas mortais. O alerta foi dado pelas 03:00, adiantou…

Autarcas do Médio Tejo aprovam moção para estudo de viabilidade de aeroporto regional

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) aprovaram por unanimidade uma moção que visa avançar para a elaboração dos estudos necessários à…

Prisão preventiva para dois suspeitos de violência doméstica

Um homem de 37 anos, do Entroncamento, e um homem de 60 anos, de Tomar, foram detidos nas últimas 72 horas pela PSP do…

VÍDEO | ‘Tejo a Copo’ reúne centenas de entusiastas vínicos e enófilos no Convento de S. Francisco

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) promoveu pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa ‘Tejo a Copo’. Cerca de 20 produtores da região…