A peregrinação internacional de Maio ao Santuário de Fátima termina esta segunda-feira, numa celebração presidida pelo cardeal filipino e presidente da Cáritas Internacional, Luis Antonio Tagle.

A celebração de hoje começou às 07h00 com a procissão eucarística, seguindo-se o rosário e a missa, às 10h00, cuja homilia foi proferida por Luis Antonio Tagle, cardeal de Manila, capital das Filipinas, o único país do continente asiático onde os católicos são maioritários.

A peregrinação internacional, que decorre 102 anos após os acontecimentos da Cova da Iria e dois anos após a visita do Papa Francisco, tem como tema “Dar graças por peregrinar em Igreja”.

A escolha de Luis Antonio Tagle para presidir à celebração é mais um sinal de atenção do Santuário de Fátima à Ásia, tendo sido escolhidos dois bispos daquele continente para presidir às peregrinações de Maio e de Outubro de 2018. Este ano, em Outubro, será também um cardeal asiático a presidir, o arcebispo de Seul, capital da Coreia do Sul.

Segundo o Santuário de Fátima, inscreveram-se para a peregrinação internacional 202 grupos de 40 países.

Na conferência de imprensa que decorreu no domingo, Luis Antonio Tagle mostrou-se “perturbado” por a ajuda humanitária ser bloqueada em diversos contextos, enquanto as armas circulam livremente entre países.

Nesse momento, o cardeal aproveitou também para manifestar preocupação com os discursos xenófobos, apelando a que as pessoas olhem para os migrantes como “irmãos e irmãs”.

Leia também...
Foto ilustrativa

Cerca de 70 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Cerca de 70 concelhos dos distritos de Leiria, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo…

Fuzileiros suspeitos de matar agente da PSP ficam na prisão de Tomar

Os dois fuzileiros detidos na segunda-feira por suspeitas do homicídio de um…

Teatro Virgínia recebe Quinta do Bill, Luís Franco-Bastos, Teatro Meridional, Fernando Daniel e muito mais no primeiro trimestre de 2023

A programação de Janeiro a Março do Teatro Virgínia abre a 7…
Foto ilustrativa

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem 121,6 ME de financiamento europeu até 2030

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, que agrega 11 municípios do…